Universidade

Calouros conhecem oportunidades da Universidade Mackenzie

Atividade parte da Recepção aos novos alunos apresentou diversos programas da instituição aos estudantes

10.08.202214h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Calouros conhecem oportunidades da Universidade Mackenzie

Os calouros da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conheceram as diversas oportunidades que poderão aproveitar ao longo de seu percurso acadêmico na instituição, seja na extensão universitária, seja no desenvolvimento de habilidades que vão além daquelas proporcionadas pelo ensino regular. A palestra de apresentação aconteceu na tarde desta terça-feira, 09 de agosto, no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis.

Na ocasião, os alunos puderam conhecer o Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTLR) e a plataforma do e-Portfólio, além de serem apresentados a algumas possibilidades de desenvolvimento das soft skills e outras atividades práticas dentro da Universidade, como a Extensão Universitária e os núcleos de empreendedorismo. 

O MackSTLR fomenta a aprendizagem transformadora e registra o processo de transformação dos alunos com foco nas competências socioemocionais consideradas essenciais para a UPM. Para isso, uma das ferramentas é o e-Portfólio, um site pessoal, personalizado pelo próprio aluno, com as competências desenvolvidas por ele devidamente registradas, para facilitar para o estudante a comprovação e o envio dessas competências a instituições de seu interesse.

“É diferente do LinkedIn. Você apresenta o percurso do desenvolvimento. O foco é descrever o processo para o empregador e tem uma dupla utilidade: serve tanto para registro como para autoconhecimento, para que o aluno saiba o que já fez e em que competências precisa melhorar”, disse a coordenadora Suelene Piva, da Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT). 

Além da nova plataforma, a Extensão Universitária, um dos tripés da UPM, juntamente com o Ensino e a Pesquisa, foi destaque. “Na extensão você aprende, ensina e pesquisa. Nós do Mackenzie temos uma história de preocupação e incentivo a essas oportunidades”, disse o professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Lindberg Clemente de Morais.

O professor Marcelo de Oliveira, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), foi o responsável por apresentar algumas oportunidades na área esportiva, diretórios acadêmicos e corais do Mackenzie. “A retenção de um conhecimento aumenta quando se vivencia o que foi aprendido. Aliar teoria à prática é uma de nossas bases”, disse o professor Oliveira, citando ainda o as soft skills, que são desenvolvidas ao se participar dessas atividades.

Além dessas oportunidades, os alunos também ouviram a coordenadora Paola Biselli, da Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD); a professora Renata Nieto, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); e o professor Marcos Morita, do Núcleo de Educação Empreendedora (NEE), sobre empreendedorismo e oportunidades dentro da UPM para desenvolvimento de ideias inovadoras e empreendedorismo.