Desafio do Calouro: Mackenzie promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Novatos participam de dinâmicas tangram, lógica e interpretação no 2° dia de acolhimento

03.08.202317h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desafio do Calouro: Mackenzie promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Nesta quinta-feira, 03 de agosto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu o Desafio do Calouro. A iniciativa faz parte da programação que recebe os novatos para o início do período letivo do 2° semestre de 2023.  

Segundo o organizador do evento e coordenador de Desenvolvimento Discente, professor Ivo Eduardo Pons, o Desafio do Calouro é importante para o aprimoramento de competências socioemocionais e a integração dos alunos. “Fazemos um desafio interdisciplinar para que os estudantes conheçam pessoas de todos os cursos. Na parte pedagógica, os professores observam a dinâmica e as características de desenvolvimento”, destacou Pons. 

Para ele, uma das coisas mais interessantes na atividade é o investimento em pilares como liderança, organização, comunicação e outras que, juntas, inserem um papel didático à dinâmica. 

O calouro de Psicologia, Victor Ribeiro, compartilhou que imaginava participar de uma atividade divertida, mas achou que se tratasse apenas de jogos. “Gostei muito de participar, porque pude tomar a liderança no grupo, algo que sempre fiz no Ensino Médio, e sinto que vou poder desenvolver bastante aqui no Mackenzie. Aos próximos calouros, espero que curtam e aproveitem todas as iniciativas para conhecerem a instituição, assim como eu estou mergulhando de cabeça”, mencionou ele. 

O Desafio do Calouro reuniu os estudantes em grupos. Ao longo da dinâmica, eles precisaram usar habilidades socioemocionais para descobrirem palavras chaves e, posteriormente, montá-las em tangram. Após esse primeiro momento, os novatos foram levados ao auditório Ruy Barbosa, onde conheceram as iniciativas oferecidos pela UPM, como o Programa Pró-Calouro e oMackSTLR. Ambos importantes para que os alunos possam corrigir suas vulnerabilidades, e se desenvolverem ao longo da graduação. 

“O Mackenzie sempre foi um sonho por se destacar na minha área. Meu pai estudou aqui e sempre quis seguir os passos dele. Não via a hora de começar a graduação, participar da recepção e, agora, não vejo a hora de conquistar meu diploma”, compartilhou o calouro de Engenharia da Computação, Guilherme Vital. 

Maria Fernanda, novata de Engenharia Civil, compartilhou que sua principal expectativa é se apaixonar pela área. “Não fui eu quem escolhi o Mackenzie, foi ele que me escolheu. Estou vibrando de felicidade e ansiedade ao ouvir cada apresentação nos eventos. Quero muito conhecer todos os detalhes da Universidade, agora que tenho a possibilidade de viver esse momento”, expressou. 

A Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2023 continua até sexta-feira. Clique aqui para conhecer a programação completa.