Atualidades

Mackenzie Campinas realiza oficina de produção de tecidos a partir de reciclagem

Curso foi oferecido às mães e cuidadoras de jovens assistidos da APAE

29.05.202316h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas realiza oficina de produção de tecidos a partir de reciclagem

O laboratório FabLab Mackenzie Campinas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu cerca de 25 mães e cuidadoras de jovens assistidos da APAE para a oficina Produção de tecido com material reciclado: tecido de plástico, evento que aconteceu no dia 25 de maio.

Durante o curso, as participantes aprenderam a fazer tecido plástico com a reciclagem de sacolas de supermercado, prática que as colocou diante da importância da reutilização de materiais, além de conscientizá-las quanto aos desafios ambientais pelos quais o planeta passa.

Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da UPM, a professora Larissa Ferrer afirma que o laboratório está cumprindo com sua principal missão: ser um espaço de integração entre a universidade, empresas e comunidade. "É muito gratificante poder receber essas mães tão dedicadas para um momento de socialização em nosso campus. Hoje elas terão um período de aprendizado e descontração", pontua a docente.

As técnicas ensinadas às participantes permitirão que elas produzam cachepôs, carteiras, nécessaires, pastas e porta-documentos, produtos que podem ser comercializados e complementar a renda da família.

Sobre o FabLab

Aberto aos estudantes, professores, pesquisadores e à comunidade, o laboratório FabLab Mackenzie Campinas conta com infraestrutura comparada aos melhores centros de pesquisas do país. O espaço possui máquinas e acessórios de última geração nas áreas de computação, maquetaria, impressoras 3D, corte a laser e de vinil.

No laboratório digital poderão ser trabalhadas pesquisas prioritárias que precisem de prototipação de ideias e modelagem de novos processos, objetos e serviços, privilegiando o desenvolvimento de produtos e a possibilidade de novas ideias com aplicação prática. Além disso, haverá um espaço de colaboração dentro de um ecossistema de inovação e empreendedorismo na Universidade.

A visitação externa acontecerá às terças-feiras, das 8h às 17h, não necessitando de agendamento prévio, já que o atendimento será por ordem de chegada. Os pedidos para visitas e submissão de projetos de pesquisas deverão ser encaminhados ao e-mail cct.labfab@mackenzie.br.