Saúde e Bem-Estar

Hospital Mackenzie promove ação de conscientização e apoio a fumantes no Dia Mundial Sem Tabaco

HUEM ofereceu exames de espirometria para colaboradores, pacientes e acompanhantes

01.06.202312h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Mackenzie promove ação de conscientização e apoio a fumantes no Dia Mundial Sem Tabaco

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou uma ação em prol do Dia Mundial Sem Tabaco, no saguão do hospital, na quarta-feira, 31 de maio. O Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo promoveu uma campanha de conscientização e ofereceu exames de espirometria para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Além disso, eles foram convidados a participar de um grupo de apoio a tabagistas que desejam parar de fumar, com início previsto para o dia 7 de junho.

Uma das iniciativas da ação foi a criação de uma urna na qual as pessoas poderiam depositar suas carteiras de cigarro. Como incentivo, aqueles que participaram recebiam brindes, como cosméticos e produtos de beleza. "Uma maneira carinhosa de incentivar as pessoas a deixarem o cigarro", ressaltou a coordenadora do Serviço Social do HUEM, Flávia Thoaldo.

O Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do HUEM é composto por equipe multiprofissional incluindo médico, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Seu objetivo principal é auxiliar fumantes a superarem o vício. A psicóloga do HUEM, Sílvia Cristina de Castro, explicou que o hábito de fumar envolve tanto questões fisiológicas quanto comportamentais.

Ela destacou que existem três tipos de dependência do cigarro: física, psicológica e comportamental. O grupo trabalha em conjunto com os participantes para compreender qual é a dependência de cada um e desenvolver estratégias eficazes para combatê-las.

Depoimentos inspiradores

A ação no HUEM teve um impacto positivo em colaboradores e pacientes que participaram. Rosiane da Costa, de 44 anos, que trabalha na UTI 3 do hospital, fuma em média 10 cigarros por dia. Ao passar pelo saguão foi abordada pela equipe e realizou a espirometria - teste que mede a capacidade pulmonar. Ela expressou sua vontade de parar de fumar e elogiou a ação. "Eu tenho vontade de parar, gostei muito dessa ação, incentiva os fumantes a largarem o cigarro. Vou tentar participar do grupo que tem as reuniões semanais", afirma Rosiane.

Colaborador da segurança, Antônio Alcântara, 67 anos, fumou por duas décadas, mas já faz o mesmo período que conseguiu parar. Após 20 anos livre do tabagismo, ele conta o que o motivou. "Meu pai morreu de câncer de pulmão aos 56 anos, um irmão também faleceu jovem por conta de cigarro. Aqui no hospital vemos situações complicadas em consequência do cigarro. Eu parei de repente, mas sei que não é fácil. Ações como essa auxiliam bastante", destacou.

A cuidadora de idosos, Simone da Silva, 56 anos, estava no HUEM para a realização de uma radiografia de tórax. Fumante há 30 anos, ela se interessou quando viu a ação que acontecia no saguão do hospital. "Consegui parar por três anos entre 2016 e 2019, mas infelizmente voltei a fumar. Quero muito parar de vez, principalmente porque tive um infarto há um ano. Já dei meu nome para participar do grupo e espero conseguir largar o cigarro", disse.

Benefícios de parar de fumar

A clínica geral Elaine de Freitas, responsável pelo programa no HUEM, destacou os benefícios de abandonar o tabagismo. Segundo ela, apenas 20 minutos após fumar o último cigarro, a frequência cardíaca começa a se normalizar, e após doze horas sem fumar, os níveis de monóxido de carbono no organismo já voltam ao normal.

“Com uma abstinência de 2 a 9 semanas, a circulação sanguínea e a função pulmonar tendem a melhorar significativamente. Após nove meses sem fumar, a pessoa já não sente mais falta de ar e apresenta menos tosse. E entre 5 a 15 anos sem cigarros, o risco de sofrer um AVC é igual ao de uma pessoa que nunca fumou”, destaca Elaine.

O Hospital Mackenzie reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, pacientes e acompanhantes, oferecendo apoio e ferramentas para ajudar a superar o vício do tabagismo. A ação realizada no Dia Mundial Sem Tabaco é apenas uma das muitas iniciativas do HUEM para promover um estilo de vida saudável e conscientizar sobre os danos causados pelo tabagismo. Parar de fumar é um passo importante em direção a uma vida mais saudável e livre dos riscos associados ao tabagismo.

Participe do nosso Programa de Tabagismo, entre em contato através do telefone 41 3240-5112.