Mackenzie e UTEPSA se unem em Hackathon Internacional

Maratona de empreendedorismo promove ideias inovadoras para cidades inteligentes e sustentáveis 

30.05.202317h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie e UTEPSA se unem em Hackathon Internacional

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em parceria com a Universidade Tecnológica Privada de Santa Cruz (UTEPSA) da Bolívia, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e a Caribbean University Corporation (CECAR) da Colômbia, está reunindo estudantes para participarem do Hackathon Internacional, evento que ocorrerá entre 16 de maio e 30 de junho, para impulsionar a transformação digital e tecnológica em diferentes setores e promover a inovação com impacto social e ambiental. 

A iniciativa, que consiste em uma maratona de trabalho, tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios das cidades modernas. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, Luiz Alberto Fresl, um dos responsáveis pelo evento, define o Hackathon como uma oportunidade de criar modelos de negócio específicos para promover cidades sustentáveis e inteligentes. 

Durante o evento, os participantes enfrentarão uma série de desafios e atividades. Além de palestras inspiradoras e mentorias, eles contarão com a infraestrutura e laboratórios da UPM para auxiliar no desenvolvimento de suas propostas.  

Segundo Fresl, os projetos serão avaliados conforme a adequação ao tema, inovação, apropriação tecnológica, disrupção e o caráter ESG (ambiental, social e governança) das propostas. A intenção é que as ideias apresentadas sejam sustentáveis, escaláveis e impactantes. 

“O Hackathon também tem uma forte ligação com o ecossistema local de inovação e empreendedorismo. Buscamos produzir agentes capacitados para atuar criticamente na sociedade e aplicar tecnologias emergentes em diferentes setores da economia, além desenvolverem ideias transformadoras e pensamento crítico”, salientou Fresl. 

Para participar é preciso corresponder aos seguintes critérios: disponibilidade entre as datas mencionadas; oferta de uma solução inovadora e impactante para problemas identificados; validação do modelo de negócio; ou proposta de projeto com componentes de sustentabilidade, crescimento e escalabilidade.  

Serviço 
Hackathon Internacional 
Data:
16 de maio até 30 de junho 
Edital: clique aqui