Saúde e Bem-Estar

Serviço de Cuidados Paliativos Adulto do HUEM cria grupo de apoio a famílias em luto

Objetivo é dar suporte, por meio de terapia em grupo, a familiares que perderam entes queridos

24.05.202318h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Serviço de Cuidados Paliativos Adulto do HUEM cria grupo de apoio a famílias em luto

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) iniciou nesta segunda-feira, 22 de maio, um tipo de acolhimento pioneiro em Curitiba. Trata-se de um grupo de apoio a famílias em (ou com risco de) luto complicado, coordenado pela equipe de cuidados paliativos adulto da instituição.

“Os cuidados paliativos são voltados ao paciente e também aos familiares. No momento do falecimento, nosso trabalho com o paciente está encerrado, mas temos a preocupação de continuar dando suporte às famílias que estão em um luto mais complicado”, explica o Dr. Jonathan Vinicius Lourenço de Souza, médico paliativista e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto do HUEM.

Ele e a psicóloga da equipe, Silvia Cristina Castro, realizaram a primeira reunião, que funciona como uma terapia em grupo. Participaram cinco pessoas que estão vivendo o luto pela perda de pessoas próximas.

“É a continuidade do trabalho que vinha sendo feito com os familiares dos pacientes internados. Eles não estão mais conosco, mas vocês estão. Na psicologia, cremos que o falar é terapêutico, você coloca para fora algo que está incomodando, e a sua fala dentro de um grupo pode ajudar outras pessoas”, disse Silvia aos presentes.

Apoio

Eva perdeu o pai e o marido em um curto período. Está vivendo dois lutos diferentes e buscando forças para seguir em frente. “Tenho chorado bastante, mas oro muito para ter força. O carinho da equipe de cuidados paliativos tem sido muito importante. A ideia do grupo vai ajudar”, afirma.

Marly perdeu a filha de 24 anos em agosto de 2022, e em dezembro foi o pai dela que faleceu. “É difícil se conformar, choro muito, mas entreguei minha filha para Deus, ela cumpriu a missão dela aqui. Os profissionais dos cuidados paliativos são como anjos para nós”, salientou.

A mesma palavra foi usada por Nice, que perdeu a filha de 34 anos. “Cuidados paliativos são anjos enviados por Deus. Minha filha foi muito acolhida durante todo o internamento, e eu também fui e continuo sendo. Trocar experiências com quem vive uma dor tão intensa é um incentivo para continuarmos”, disse sobre o primeiro encontro do grupo.

O jovem Luiz também participou da primeira reunião. A mãe dele faleceu com 40 anos, deixando, além dele, dois irmãos que ainda são crianças. “É difícil demais, mas a equipe dos cuidados paliativos é como ter uma família aqui dentro. Eles têm muita empatia, sou muito grato, o trabalho faz toda a diferença”, destacou.

Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos são ações voltadas para a melhora da qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida.

Também está entre as atribuições do serviço o cuidado com os familiares dos pacientes, sempre com a missão de levar conforto físico, psicoemocional, sociofamiliar e espiritual. A equipe do HUEM conta com médicos, enfermeiras, assistente social, psicóloga, dentista, capelã, fisioterapeuta, farmacêutica, fonoaudióloga e nutricionista.