HUEM completa 63 anos de serviços prestados à população

Somente nos últimos três anos, foram mais de 6 milhões de vidas impactadas diretamente pelos atendimentos

06.09.202211h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM completa 63 anos de serviços prestados à população

Fundado em 1959, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 63 anos de atuação nesta segunda-feira, 5 de setembro. A data foi celebrada em um culto na capela da instituição, que está sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) desde janeiro de 2019.

“Acima de todas as dificuldades, acima de tudo, o dono desse hospital é o nosso Deus, e n'Ele depositamos nossa confiança. Cada um aqui faz o seu melhor, mas acima disso é o Senhor que mantém essa instituição. Podemos dormir em paz, pois sabemos que nós cumprimos a nossa parte e que Deus está cuidando de cada um de nós aqui dentro”, destacou o diretor-geral do HUEM, Rogério Kampa.

O culto em celebração aos 63 anos do HUEM contou com a pregação do reverendo Levy Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana da Silva Jardim, em Curitiba. “A razão de ser dessa casa de saúde é o paciente, aquele que precisa, aquele que está enfermo e o evangelho faz toda a diferença na vida de quem atende e também para quem é atendido”, apontou Oliveira.

Participaram da cerimônia o presidente do Sínodo de Curitiba, presbítero Emannuel de Oliveira; o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto; a diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas; o vice-diretor do HUEM, Tiago Tormen, o capelão do HUEM, Hilário Batista Silva; além da grande presença dos colaboradores do Hospital.

“Graças a muito trabalho, nós recuperamos a credibilidade do HUEM perante à sociedade curitibana, contamos com muitos apoiadores em diversos setores, como o José Lupion Neto junto à Prefeitura de Curitiba, entre tantos outros que querem o bem da nossa instituição”, disse Dr. Kampa.

Números

Pouco mais de três anos se passaram após o IPM assumir a gestão do HUEM, dos quais mais de dois anos em meio à pandemia de Covid-19, que afetou todos os cantos do planeta. O Hospital foi um grande parceiro do município no enfrentamento da maior crise sanitária das últimas décadas.

Com área física de 22 mil m², distribuída em 8 andares, o HUEM conta com 475 leitos, dos quais 416 são destinados ao atendimento de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 59 para atendimentos a convênios e particulares.

Desde 2019, foram mais de 6 milhões de vidas impactadas diretamente pelos atendimentos do HUEM: 100 mil cirurgias gerais, mais de 11 mil partos e cesáreas, 360 mil atendimentos de urgência e emergência, e mais de 1 milhão de consultas ambulatoriais.

São mais de 600 médicos e residentes credenciados, além de mais de 2 mil colaboradores. A Capelania da instituição conta com 10 pastores e cerca de 200 voluntários.

Reestruturação

Quando o IPM assumiu, a infraestrutura do hospital estava comprometida, com boa parte dos leitos desativados e sem os insumos básicos para o funcionamento. Desde então diversas melhorias foram implementadas a começar pela revitalização da fachada.

Novos ambulatórios, nova ala pediátrica, novo Pronto-Socorro, Unidade de Atendimento a Convênios, nova UTI Cirúrgica, Centro de Oncologia, Unidade da Mulher, novo Ambulatório Pediátrico, Banco de Multitecidos Humanos e nova Central de Esterilização foram implantados.

Em 2022 foi inaugurada a nova ala de queimados, especialidade em que o HUEM é referência, além da Unidade de Oftalmologia e Unidade de Dermatologia e Cosmiatria. Todas com equipamentos modernos para melhor atender à população.

Para o futuro, o próximo projeto que vai beneficiar a comunidade é o Centro Especializado de Reabilitação (CER), voltado para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista. O novo espaço pretende oferecer serviços de reabilitação auditiva, visual e intelectual.

O atendimento vai incluir terapias em equipe multidisciplinar, apoio pedagógico e suporte à inclusão escolar e atividades de interesse como esportes, arte, robótica e programação.

"Independentemente de qualquer dificuldade, vamos continuar com nossa missão de assegurar saúde e bem-estar para as famílias que precisam de nosso Hospital", salienta o diretor-geral do HUEM.