Cultura

Homenagem e emoção marcam a primeira audição da ELMMAC

Evento foi organizado para alunos apresentarem os aprendizados musicais

20.06.202316h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Homenagem e emoção marcam a primeira audição da ELMMAC

Foi uma noite de música e emoção, na última quinta-feira, 15 de junho, quando foi realizada a primeira audição da turma da Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain (ELMMAC), no palco do auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie. O local estava lotado de pais, familiares e responsáveis que vieram prestigiar a primeira apresentação das crianças que estudaram na escola neste primeiro semestre de 2023.

O momento, para alunos e professores apresentarem o desenvolvimento de suas atividades musicais, contou com a demonstração em diversos instrumentos e canto coral. Entre os instrumentos, os alunos puderam mostrar o talento desenvolvido no violão e violino.

“Essa escola de música vem ao encontro com o projeto de mais de 150 anos de educar seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, para exercício pleno da cidadania”, disse o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, em sua palavra devocional de abertura. O reverendo é também supervisor do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), responsável por manter a ELMMAC.

A Escola Livre de Música é voltada para os alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), como uma formação complementar. O nome é uma homenagem à Mary Ann Chamberlain, uma das missionárias norte-americanas que passou a usar a própria residência para dar aulas a crianças, plantando a semente do que viria a se tornar o Mackenzie. “Nossa proposta é que os alunos possam ler a partitura da natureza, que é a música, e a partitura do plano da redenção”, completou o chanceler.

No dia 15 de junho, foram feitas apresentações de dois corais da ELMMAC e também do MackSingers. Os alunos de violão apresentaram “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e os estudantes de violino tocaram “Love me Tender”, de Elvis Presley. A noite também contou com apresentação dos professores do ELMMAC e também do Coral Rudolf Steiner, que apresentou a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Homenagens

Além das apresentações, a noite contou com uma homenagem ao presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, que recebeu o título de Patrono da ELMMAC. O reverendo possui um relacionamento íntimo com a música e foi um grande entusiasta e incentivador na criação da Escola de Música pelo CHCM. Bastante emocionado, o reverendo ficou surpreso com a presença de sua família e com a homenagem, que incluiu a entrega de uma batuta personalizada. “A formação cultural por meio da música é necessária para as crianças. É um resgate histórico da nossa instituição de também oferecer essa formação complementar na vida delas”, disse ele, após a homenagem. 

O reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), foi homenageado com o título de paraninfo da primeira turma da ELMMAC. Ele recebeu uma placa entregue pela aluna Vittoria Tossoli Santos, participante do coral JuMack, durante a reunião do Conselho Deliberativo, que aconteceu na tarde do dia 15.

Estavam presentes na cerimônia todos os membros da Diretoria Executiva do IPM, incluindo o presidente Mackenzie, Milton Flávio Moura, bem como os conselheiros do Conselho Deliberativo do Mackenzie.

Confira o vídeo da audição completa abaixo: