microfone em primeiro plano da imagem com fundo desfocado
Atualidades

Folha de S.Paulo realiza debate no Mackenzie sobre pós-graduação

Reitor da Universidade participa da mesa de discussões em 05 de junho

30.05.201917h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Folha de S.Paulo realiza debate no Mackenzie sobre pós-graduação

No dia 05 de junho, o Mackenzie recebe, no auditório MackGraphe no campus Higienópolis, o Seminário: Desafios da Pós-Graduação no Brasil, realizado junto à Folha de S.Paulo e que traz duas mesas de debate sobre aumento da oferta e qualidade do ensino nos cursos de especialização. O evento ocorre das 8h30, quando tem início o credenciamento, às 13h, é gratuito e necessita de inscrição prévia (neste link).

Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participará do debate da primeira mesa do dia ao lado de Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp; e Steven Assis, diretor-executivo do Santander Universidades.

O segundo debate do dia trará Marcelo Saraceni, presidente da Abipg (Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação); Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração da Ânima Educação; Josiane Maria de Freitas Tonelotto, conselheira da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância); e Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Cenário

Resolução editada pelo Ministério da Educação, em abril de 2018, autorizou empresas e institutos (públicos e privados) a oferecerem cursos de especialização que antes eram apenas permitidos a instituições de ensino promover. A medida também prevê uma redução, de 50% para 30%, no número mínimo de professores mestres e doutores nos cursos.

A resolução deve trazer um aumento na oferta de cursos e aquecimento do mercado, mas a grande questão é a manutenção da qualidade dos cursos quando ofertados por instituições não especializadas na área e com menos exigências na qualificação dos profissionais que ministram as aulas.

Tudo isso contribui para um cenário confuso e incerto, incluindo o recente anúncio do Governo sobre o contingenciamento de gastos com a Educação no país. Como superar os desafios deste setor e incentivar seu crescimento no país sem perder a qualidade será a grande questão do Seminário. Participe!

Serviço

Seminário: Desafios da Pós-Graduação no Brasil

Data: em 05 de junho

Credenciamento: a partir das 8h30

Mesas: a partir das 9h30

Local: Auditório MackGraphe do Mackenzie, campus Higienópolis. Rua da Consolação 930 - São Paulo