Atualidades

FAU Mackenzie assina acordo com prefeitura de Suzano

Autoridades mackenzistas e do município participaram do evento

28.10.202212h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU Mackenzie assina acordo com prefeitura de Suzano

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assinou, na manhã do dia 26 de outubro, quarta-feira, o acordo de cooperação acadêmico, científico e cultural com a prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O acordo visa o estabelecimento de ações conjuntas para o desenvolvimento urbano e ambiental do município de Suzano. A diretora de Planejamento Territorial da prefeitura de Suzano e docente da FAU Mackenzie, Eliene Coelho, detalhou o acordo:

“Tudo começou com a ideia de desenvolver um mapeamento de ilhas de calor, ruídos e qualidade do ar para o munícipio. Temos um convênio guarda-chuva, que possibilita ter esse primeiro estudo e, agora, já surgiram outros estudos que queremos fazer, sobre espaços verdes, legislação urbanística etc.”, explicou a professora responsável pela intermediação do acordo.

A diretora da FAU, Angélica Benatti Alvim, falou que o convênio é muito importante porque envolve o ensino, a pesquisa e extensão, além de ser uma oportunidade de mostrar aos estudantes o papel social do arquiteto urbanista. “Temos muito a contribuir em políticas públicas, urbanas, ambientais, de mobilidade e habitação. Temos que prever a atuação para o interesse público”, disse a diretora. Essa foi a terceira ação de assinatura de convênio com prefeituras no período de um mês da FAU Mackenzie.

O prefeito da cidade de Suzano, Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi, disse que em sua gestão sempre procura por parceiros que agregarão para o município. “Nós ficamos muito felizes em poder ter a oportunidade da parceria com uma instituição tão renomada como o Mackenzie. Tenho certeza de que vamos fazer não só um, mas vários cases de sucesso, e promover soluções viáveis para o poder público aplicar em benefício direto à população”, afirmou o prefeito.

Em sua saudação, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, cumprimentou a equipe da prefeitura de Suzano e parabenizou a FAU. Segundo o reitor, a unidade acadêmica tem trazido muitas alegrias pela historicidade, pelo compromisso social e boa intervenção junto à empresa ou ao poder público. “Eventos como esse, para nós, significam um bálsamo. Estamos trabalhando a proximidade do relacionamento e da concretude que uma universidade deve dar à sociedade”, concluiu.

Estiveram presentes na assinatura: o secretário municipal de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira; o diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Walter Ribeiro, representando o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC), Cleverson Pereira de Almeida; o chefe de gabinete da reitoria, Marcos Nepomuceno; o coordenador de Programas, Projetos e Serviços da PREC, Lindberg Clemente de Morais; e o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.