Atualidades

Centro Histórico e Cultural Mackenzie recebe doação de projetos de Alberto Botti

Arquiteto é fundador do escritório mais antigo do Brasil

17.04.202315h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Histórico e Cultural Mackenzie recebe doação de projetos de Alberto Botti

No dia o5 de abril de 2023, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), recebeu o arquiteto mackenzista Alberto Rubens Botti, para a oficialização da doação de seus projetos e plantas para o acervo. O evento contou com a presença do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Angélica Benatti; e de alunos e professores.

O motivo central da visita foi o recebimento de seus projetos, materiais únicos e preciosos para a história da urbanização, especialmente da cidade de São Paulo. Além disso, Botti relembrou seus momentos no Mackenzie e o início da sua amizade - e futura sociedade - com Marc Rubin. Eles foram colegas de curso, há cerca de 60 anos, em uma das primeiras turmas de Arquitetura e Urbanismo.

‘’Quando fui decidir o que iria cursar na faculdade, fiquei em dúvida entre Direito e Arquitetura. Eu tinha um tio arquiteto que faleceu, e isso me impactou, então acabei optando pela Arquitetura’’, disse Botti. Em relação à sua escolha pela instituição de ensino, ele considera que optar pela UPM foi uma feliz decisão. ‘’Provavelmente, eu não daria um bom advogado, mas eu aprendi a gostar muito do Urbanismo, que é uma forma de se aplicar o Direito na arquitetura’’, afirmou.

Ainda sobre sua fase universitária, ele considera que teve um aprendizado importante para além da sala de aula. ‘’Aqui eu tive a oportunidade de ter o convívio com ideias diferentes, e isso eu levei para minha vida profissional e pessoal.’’ Aos estudantes e novos arquitetos, ele deixou um conselho: ‘’não estacionem no tempo e no espaço, se renovem, procurem novos caminhos e soluções.’’

As criações de Botti têm o estilo modernista, que destaca as matérias primas, como o aço, vidro e concreto, e o design minimalista, que privilegia a funcionalidade. Para ele, o projeto deve ser o meio, e a obra, o fim. No campus Higienópolis está uma de suas edificações, o prédio João Calvino, sede oficial do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

A história e os trabalhos inspiradores de Alberto Botti foram recebidos pelo CHCM e, em breve, serão disponibilizados para pesquisas e formação de novos arquitetos.