FAU lança livro sobre Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil

Projeto foi financiado pelo Fundo MackPesquisa, CNPq e apoiado pelo Capes Proex 

30.11.202215h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU lança livro sobre Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil

Na última terça-feira, 29 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou o lançamento do livro Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil: Contextos, Dimensões e Perspectivas, livro organizado pelas professoras Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU, e Viviane Manzione Rubio. 

“Parabenizo às organizadoras da obra, Viviane e Angélica, e os alunos envolvidos. Espero que esse livro sirva de meio transformador para um futuro Brasil melhor”, pontou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

“Estou muito feliz porque estamos desde 2017 trabalhando essa temática, e o lançamento vem coroar um processo, que pode se desdobrar em outros projetos. Foi uma experiência muito rica porque dependeu do envolvimento de alunos, que descobriram um novo mundo de arquitetura e urbanismo para além da sala de aula”, comentou a professora Angélica. 

O evento ocorreu presencialmente no saguão da FAU, no campus Higienópolis, e contou com transmissão on-line para convidados a distância. Na ocasião, as organizadoras do livro e professoras da FAU, Angélica e Viviane, ministraram uma breve explicação sobre a obra, bem como suas abordagens, temáticas, resultados e afins. Em seguida, alguns dos autores presentes participaram do debate sobre esse importante tema.  

“O livro é o resultado de um desafio, uma ideia que vem de muito tempo, e que esperamos levar adiante. Unimos pesquisadores de diversos lugares do país, e queremos agora manter essa rede ativa para enriquecer debates sobre esse tema urgente, que há muito tempo não é enfrentado”, explicou a professora Viviane. 

O livro 
Trata-se de uma obra de 21 capítulos que reúne uma rede de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, a saber: UPM, USP, UFRJ, UFC, UNIFAP, UFPE, UFBA, PUC SP, PUCRio e UNIFOR.  A coletânea apresenta o resultado de uma pesquisa realizada por quatro anos, financiada pelo Fundo MackPesquisa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). A publicação contou ainda com apoio Capes Proex. 

Os autores defendem na obra que a sustentabilidade deve ser vista em quatro dimensões articuladas: ambiental, urbana, política-institucional e socioeconômica. Além disso, foram realizadas análises de dez estudos de caso, e incluídos artigos e capítulos teóricos de especialistas que trabalham a temática pelo Brasil. 

A obra foi dividida em três partes separadas por cor: Reflexos teóricos e metodológicos; As dimensões da sustentabilidade em projetos de urbanização de assentamentos precários; Urbanização de favelas e meio ambiente: olhares cruzados.