Atualidades

Professor da FAU tem pesquisa selecionada em Harvard

Especialista fará parte de grupo que estudará soluções para tornar as cidades mais verdes

23.05.202315h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor da FAU tem pesquisa selecionada em Harvard

O professor Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), junto a outros pesquisadores, teve projeto de pesquisa selecionado pela premiação do Fundo Lemann Brasil de Pesquisa da Universidade de Harvard, em Massachusetts, Estados Unidos.

Intitulado How to Make Brazilian Cities Greener: Greening Cities Across Six Biomes - Como Tornar as Cidades Brasileiras Mais Verdes: Tornando Cidades Verdes em Seis Biomas -, na tradução para o português, o estudo reunirá um grupo de especialistas de diversas áreas: urbanistas, geógrafos, especialistas nas áreas verdes e climáticas.

Cada pesquisador abordará a mesma temática sob a ótica de sua área de domínio. O projeto proporá soluções realistas aos governos municipais, quantificando o verde em cada cidade e fazendo propostas para o uso de matizes ou materiais alternativos com base não apenas nas porcentagens de verde, mas em sua sustentabilidade.

A iniciativa é crucial para a formulação de políticas públicas ambientais e urbanas, destaca o professor Carlos Leite: “A partir das evidências e dos dados coletados pela pesquisa, o poder público poderá planejar, com uma base maior de dados, ações que mitiguem os impactos das mudanças climáticas no país”.

O resultado dos trabalhos será publicado em formato acessível ao público geral (cartilha e site e/ou um complemento do aplicativo Cidades Sustentáveis), além de submetê-los a periódicos qualificados internacionalmente.

Além do professor Carlos Leite, fazem parte do projeto: Gareth Doherty, coordenador da pesquisa e professor da Harvard Graduate School of Design; Francesca Benedetto, da Harvard Graduate School of Design; Bruno Carvalho, da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard; Washington Fajardo, Insper; Jorge Abrahão, Instituto Cidades Sustentáveis; e Elena Geppetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.