FAU Mackenzie lança Programa de Extensão e Residência ATHIS

Iniciativa levará seis alunos de Arquitetura e Urbanismo para realizar melhorias de infraestrutura em Taboão da Serra 

14.02.202317h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU Mackenzie lança Programa de Extensão e Residência ATHIS

Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou o Lançamento do Curso de Extensão Residência em Arquitetura e Urbanismo – ATHIS. O evento, que ocorreu no prédio 9 do campus Higienópolis, ofereceu um coquetel de recepção aos convidados após apresentar a iniciativa. 

A extensão conta com o fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e abordará melhorias habitacionais, regularização física e novas construções em áreas definidas pela política habitacional do município de Taboão da Serra. 

Para o prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, o convênio vem para melhorar e ajudar muito a arquitetura da cidade e a condição de vida da comunidade. “Taboão da Serra está completando 64 anos e o maior presente é a reforma arquitetônica que nós estamos organizando. Por isso, tenho muito a agradecer a todos os envolvidos por aceitarem participar desse convênio", comentou Aprígio. 

"É muito bom capacitar os alunos para um país que precisa de arquitetura real, que tem 82% das moradias construídas sem arquitetos, 25 milhões de moradias precárias e uma arquitetura que pode ganhar prêmios”, compartilhou a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Nádia Somekhr.  

Em sua fala, a diretora da FAU, Angélica Alvim, frisou que participar do edital da CAU foi uma construção coletiva. Ela ainda pontuou que a iniciativa apresenta diferentes componentes, juntamente com a Prefeitura de Taboão da Serra, para aproximar a academia da realidade brasileira. 

O professor coordenador do projeto, Celso Sampaio, relatou sempre se dedicar profissionalmente a comunidade e, por isso, acredita ser um campo maravilhoso para preparar os jovens para os problemas e soluções da cidade real. “A iniciativa permitiu, juntos com a FAU, pensarmos numa estratégia de melhoria para as desigualdades sociais, ambientais e de valorização da formação de profissionais dedicados arquitetura e urbanismo”, explicou o coordenador. 

Também estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o secretário municipal de Taboão da Serra, Nício Dias; a presidente da CAU/SP, Catherine Otondo; e coordenador do curso de Arquitetura da UPM, Valter Caldana. 

Os demais organizadores acompanharam o evento de maneira remota: a coordenadora do grupo periférico do Programa de Pós-graduação da FAU Brasília, Liza Maria de Andrade; e a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ângela Maria Gordilho. 

Programa ATHIS 
Coordenada pelos professores da FAU, Celso Sampaio e Paulo Emilio Buarque, a iniciativa envolve temáticas relacionadas ao exercício profissional e a prática de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).  

Dentre todos os inscritos, foram selecionados 15 arquitetos e urbanistas recém-formados na UPM, FMU e UNIP, e outros seis estudantes, dos 7°, 8° e 9° semestre da FAU Mackenzie para participarem do Programa. Além deles, integram a turma sete funcionários e ou indicados pela Prefeitura de Taboão da Serra, que participarão das aulas somente como ouvintes, na intenção de se requalificarem. 

O curso será trabalhado no núcleo Trianon, cuja ocupação está mais desenvolvida. O local já teve várias intervenções do Programa Habitar Brasil-BID (HBB) e do PAC - Urbanização de favelas, entorno dos anos 2000.