FAU Mackenzie lança catálogo com os melhores TCCs e TFGs de 2022

UPM emplacou 11 trabalhos premiados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo

12.12.202317h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU Mackenzie lança catálogo com os melhores TCCs e TFGs de 2022

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a divulgação do catálogo FAU+D Mackenzie: Arquitetura e Urbanismo & Design, trabalhos de conclusão 2022 (TFGs e TCCs), que reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Trabalhos Finais de Graduação (TFG) mais bem avaliados de alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e Design. Este foi o segundo volume do projeto. 

O produto foi organizado pelos professores Angélica Alvim, coordenadora geral; Lucas Fehr, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo; Nara Martins, coordenadora do curso de Design; Rafael Schimidt; e Marcos Aurélio. 

Na cerimônia de lançamento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou a capacidade criativa e a qualidade do material produzido pelos alunos. “Eu tenho a versão anterior, ela está em cima da minha mesa de reunião, eu deixo lá porque recebo pessoas do estado, de empresas, reitores. E, normalmente, eles olham e eu tenho muito prazer em mostrar os produtos que a nossa Faculdade de arquitetura do Mackenzie produz". 

O diretor da FAU, Carlos Leite, refere-se ao projeto como algo emocionante, enquanto ideia, concepção e pesquisa. “Buscamos sempre uma cidade melhor, causando impacto social na nossa sociedade, os trabalhos que estão aqui trazem uma resposta de altíssima qualidade para os problemas existentes”, destacou. 

A professora Angélica Alvim, exaltou a qualidade dos cursos da FAU. “Este livro mostra o quanto a nossa escola produz trabalhos relevantes, com temas inovadores nas nossas áreas de conhecimento”. 

Para Nara Martins, outra organizadora do livro, além de afirmar que o TCC é um portfólio para o aluno, ainda retrata que a Universidade é muito importante nesta etapa. “Os trabalhos carregam a linguagem que o aluno incorpora durante os anos que ele passa com a gente, porque une a teoria e a prática”. 

O TCC e o TFG são a transição da academia para o mercado. Para Marcos Aurélio, estes tratados acadêmicos buscam, com um olhar inovador, solucionar os problemas que a sociedade tem, “de ordem prática, a função desse material, é projetar os nossos alunos, com o próprio conhecimento deles e o que eles adquiriram aqui, para o mercado, de uma forma chancelada pelo Mackenzie”, apontou.

Também estiveram presentes no evento o reverendo Gildasio dos Reis; a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein; e o diretor da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Marcos Massi.