Universidade

Mackenzie lança livro “Pesquisa em urbanismo”

Pesquisa reúne antologia de textos de referência para a consulta de estudantes, professores e pesquisadores

27.11.202315h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança livro “Pesquisa em urbanismo”

Na próxima segunda-feira, 04 de dezembro, às 20h, a Editora Mackenzie lançará o livro “Pesquisa em urbanismo: conceitos e contextos em perspectiva. Textos selecionados”. A obra será apresentada durante o evento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis. O material trata de inter-relações socioculturais em suas múltiplas escalas no espaço e planejamento territorial; urbanidade, insurgências e crise na cidade contemporânea; sustentabilidade, vulnerabilidade socioespacial e meio ambiente; e métodos de pesquisa e interlocuções transatlânticas.

Editado em português e espanhol, o livro tem o intuito de oferecer uma antologia de textos de referência para a consulta de estudantes, professores e pesquisadores, na expectativa de instigar novas ideias e pesquisas sobre o urbanismo e as cidades do século XXI. Sob organização das professoras mackenzistas Eunice Helena Abascal e Angélica Benatti Alvim; e da professora da PUC-Campinas, Maria Cristina Schicchi, a edição inclui diversos autores, que não seguiram um delineamento único, pois não se estabeleceram temáticas ou eixos a priori.

Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento apresentaram trabalhos em curso ou concluídas, com distintas abordagens; a expectativa não é, portanto, que o conjunto resulte em uma convergência de visão dos problemas. Entende-se que “o produto tem exatamente o mérito de expor dilemas e de iluminar nuances em diversos assuntos que são apontados como problemas nas agendas urbanísticas do século XXI”, conforme afirma a arquiteta Alicia Novick no prefácio.

“Com essa visão, o denominador comum dos textos do livro com temas próprios da América Latina reside em esclarecer muitas das tensões e paradoxos que as cidades consolidadas enfrentam, bem como as periferias metropolitanas em sua imensidão regional”, acrescenta.

O urbanismo contemporâneo, em especial, no contexto ibero-americano, é o tema de pesquisa que reúne, sob uma perspectiva crítica, os trabalhos apresentados nesta obra. Em um mundo de primazia do urbano, em que a instabilidade e a incerteza se expressam na forma de crises socioterritoriais e diante de emergências ambientais, climáticas, sanitárias e desequilíbrios socioculturais, é quase impossível não se deter em possíveis caminhos para a ação sobre os problemas urbanos.

Serviço
Lançamento livro “Pesquisa em urbanismo”
Data:
04 de dezembro de 2023
Horário: 20h
Local: campus Higienópolis
Organizadoras: Eunice Helena Abascal, Angélica Benatti Alvim e Maria Cristina Schicchi