A imagem mostra um palácio de justiça, em preto e branco e o nome do programa "Exchanging Hemispheres" na frente. As cores da imagem são preto branco e vermelho.
Mundo

Exchanging Hemispheres oferece curso sobre Novas Fronteiras do Direito Civil

Aulas serão ministradas com tradução simultânea 

27.05.202118h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Exchanging Hemispheres oferece curso sobre Novas Fronteiras do Direito Civil

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do programa Exchanging Hemispheres, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), realizará, entre os dias 7 e 11 de junho, o curso “Novas Fronteiras do Direito Civil: Uma Visão Ítalo-Luso-Brasileira”. As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 31 de maio.

A formação será coordenada pelas docentes Vitulia Ivone, da Universidade de Salerno, na Itália; Rute Teixeira Pedro, professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), em Portugal, e Ana Cláudia Silva Scalquette, professora da FDir. Os encontros ainda terão participação de professores especialistas convidados: Rodrigo Arnoni Scalquette, professor de História do Direito da FDir, e Renata Domingues Balbino Munhoz Soares, professora de Direito Civil dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FDir.

As aulas serão ministradas com tradução simultânea italiano-português/português-italiano e acontecerão pela plataforma Zoom. O objetivo do curso é compartilhar com os participantes conceitos elementares e fundamentais do Direito Civil italiano, português e brasileiro e, a partir dessa troca de experiências, permitir que os alunos possam incrementar o conhecimento jurídico e aplicar as discussões realizadas em classe para a resolução dos mais diversos casos práticos do cotidiano do aluno, propiciando o aumento das conexões necessárias para a busca de soluções para casos concretos. 

Os encontros são voltados para graduandos, pós-graduandos, profissionais e estudiosos da área jurídica que desejem se aperfeiçoar nos temas contemporâneos. E a carga horária total resulta em 20 horas/aula, sendo quatro horas/aula por dia. 

Para a professora Ana Claudia, a interação e troca de experiências com as professoras italiana e portuguesa, ambas da área do Direito Civil, podem não apenas aumentar o conhecimento jurídico dos participantes, mas também contribuir para que busquem em "fontes originárias internacionais" as informações e inspirações para resoluções de casos fáticos no Brasil. 

“Essa é uma experiência única, pioneira, pois um curso bilíngue - em italiano e português -, com professoras renomadas e no auge de suas carreiras acadêmicas, é ação inédita que esperamos que seja consolidada no calendário da Faculdade de Direito e, sobretudo, passo que contribui para a concretização de todo o trabalho de internacionalização realizado em nossa Universidade”, finaliza a docente.

Serviço
Novas Fronteiras do Direito Civil: Uma Visão Ítalo-Luso-Brasileira
Data: 07 a 11 de junho 
Horário: das 9h às 12h30
Inscrições: acesse aqui