Mundo

Curso de curta duração aborda políticas públicas e famílias negras

Aulas serão ministradas por especialistas nacionais e internacionais

03.06.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de curta duração aborda políticas públicas e famílias negras

O curso Políticas Públicas e Famílias Negras: Construindo Igualdade Racial na Atenção e nos Cuidados acontecerá entre os dias 26 de julho e 03 de agosto, nos idiomas português e francês, com tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas pelo site. A formação é oferecida pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e faz parte do programa Exchanging Hemispheres, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.

As aulas apresentam fundamentos teóricos e metodológicos na abordagem de famílias negras nas práticas psicossociais de atenção e de cuidado em saúde mental, considerando aspectos institucionais e étnico-raciais, nas diferentes perspectivas da Psicologia. Além disso, o curso busca expor fundamentos do Direito para refletir e esclarecer o papel do Estado no cenário do racismo na história da legislação brasileira, de modo que a interdisciplinaridade na área das políticas públicas possa promover e garantir a igualdade racial.

Os encontros contarão com os docentes Eunice Almeida da Silva, da Universidade de São Paulo (USP); Flávia Heloísa dos Santos, da University College Dublin, da Irlanda; Sônia Beatriz dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Lewis Ampidu Clorméus, da Universidade Estadual do Haiti; Reimy Solange Chagas, do CCBS da UPM; Ronald Jeans-Jacques, da Universidade do Estado do Haiti; Viviane Nogueira de Moraes Danieleski, da Universidade Ibirapuera (UNIB). 

Também estarão presentes a fonoaudióloga Daniella Sampaio Zorzi, que atua na gestão do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS) do Hospital Israelita Albert Einstein, e a psicóloga Jdiane Maria Cardoso, especialista em neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

As aulas serão destinadas a estudantes e profissionais de cursos das ciências humanas, ciências sociais e saúde, funcionários públicos, conselheiros tutelares, profissionais de ONGs e áreas correlacionadas que pratiquem intervenções em relação à garantia de direitos humanos, cidadania e antirracismo. Ao final do curso, será oferecido um certificado com 32 horas de extensão, sendo 20 de interação ao vivo e 12 de estudos; e, especialmente para alunos mackenzistas, será concedido um ponto no programa de Mobilidade Acadêmica (COI).

Para a professora Reimy, é de grande importância para a UPM oferecer um curso sobre políticas públicas e famílias negras, por instigar a formação continuada e aprimoramento acadêmico focado na noção de família - principal variável de intervenções e de estratégias adotadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. Além de favorecer a construção de práticas profissionais contextualizadas e aprimoradas voltadas a grupos específicos, cujas perspectivas diferenciadas promovem mudanças e compromisso ético e político. 

“Através do reconhecimento de demandas sociais, a universidade cumpre com sua função social de inovação, estimulando os alunos e a comunidade a aprender e ter contato com conhecimentos específicos, historicamente invisibilizados e de epistemologias do eixo extra europeu”, finaliza a professora. 

Serviços
Políticas Públicas e Famílias Negras: Construindo Igualdade Racial na Atenção e nos Cuidados
Data:
de 26 de julho a 03 de agosto 
Inscrições: acesse aqui