Mundo

Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade é tema de curso do Mackenzie

Com vagas limitadas, aulas têm como objetivo identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação

02.06.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade é tema de curso do Mackenzie

O programa Exchanging Hemispheres da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM, irá oferecer, entre os dias 26 de julho e 06 de agosto, o curso de curta duraçãoDesenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas no site até o dia 19 de julho. 

A formação é prática e tem como objetivo identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação, construir materiais didáticos acessíveis baseados em metodologias atuais, discutir as questões de acessibilidade para assegurar a inclusão na educação e abordar a acessibilidade e suas diretrizes para a criação de material didático digital no contexto do desenho universal para aprendizagem.

Além disso, nas aulas, serão mostradas as ferramentas para a criação de conteúdos acessíveis e repositórios de recursos educacionais abertos com materiais pedagógicos, que podem ser adaptados e compartilhados para uso em sala de aula ou em atividades didáticas.

As aulas serão ministradas pelas docentes Regina Motz, professora da Universidad de la República (Udelar), do Uruguai, e Maria Amelia Eliseo, professora da FCI. “A expectativa é que os estudantes, ao finalizarem o curso, sejam capazes de identificar as necessidades de aprendizagem de cada aluno e, a partir daí, possam construir ou adaptar conteúdos didáticos para atender estas necessidades da melhor forma, contribuindo para uma educação mais inclusiva”, explica Maria Amelia.

O curso tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências da Computação e áreas correlacionadas, professores, pesquisadores e interessados em acessibilidade para a inclusão educativa. Ao final das aulas, será disponibilizado aos participantes um certificado de 32 horas; sendo 20h de interação ao vivo; 12h de estudo; e os alunos mackenzistas ainda receberão 1 ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica (COI).

Segundo a professora Maria Amelia, a ideia do curso veio da necessidade de capacitar professores, designers instrucionais no uso de ambientes digitais e de capacitar desenvolvedores de sistemas no uso das diretrizes de acessibilidade para elaboração de softwares educacionais acessíveis.

“O Exchanging Hemispheres abre uma oportunidade de integração de estudantes,  pesquisadores e professores da América Latina para que possam compartilhar experiências e conhecimento nas questões da inclusão na Educação”, finaliza a professora.

Serviço
Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade
Data:
de 26 de julho a 06 de agosto
Horário: das 18h às 21h30
Inscrições: pelo site