Encerramento da Semana da Escola de Engenharia tem palestra sobre cidades sustentáveis

Jorge Abrahão abordou desafios contemporâneos e construção coletiva de soluções

05.09.202215h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Encerramento da Semana da Escola de Engenharia tem palestra sobre cidades sustentáveis

Com um auditório Ruy Barbosa lotado, a XXXIV Semana da Escola de Engenharia (EE) – que teve como tema Cooperação Universidade-Empresa: o caminho para inovação e desenvolvimento tecnológico –, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), terminou em tom de celebração por um evento cheio de atrações, conteúdo e participação massiva dos estudantes. O encerramento no campus Higienópolis aconteceu com a palestra de Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), e com a presença de diversas autoridades mackenzistas.

Para o diretor da EE, professor Marcos Massi, as apresentações ao longo do evento mostraram as diversas atividades desenvolvidas pelas empresas participantes “Trouxemos o que há de atual no mercado, de maneira a motivar os alunos a se envolverem nos projetos que temos em parceria com essas empresas. A integração com o mercado é importantíssima, pois atuamos sobre problemas reais. Todas as empresas que participaram da Semana da EE são organizações que têm parceria conosco”, ressaltou o diretor.

Já para o coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes, foi uma semana muito especial, com mais de 80 atividades, 50 empresas participantes e mais de dois mil alunos envolvidos diretamente. Ele avalia que a Semana mostrou um potencial muito grande de se fazer intervenções no campus, colocando os alunos para se envolver, participar e se comunicar para além da relação dentro de sala de aula.

“Trouxemos o aprendizado de tudo o que está em uso de tecnologia de ponta dentro das empresas, tivemos organizações nacionais e multinacionais dentro do nosso portfólio para entregar para o nosso estudante a melhor experiência com um conteúdo de imersão”, adicionou ele.

Construção coletiva

O palestrante da noite, Jorge Abrahão, trouxe uma perspectiva interessante em sua palestra sobre Cidades Sustentáveis. Para ele, grande parte dos desafios que temos no mundo atualmente, especialmente no Brasil, onde 85% das pessoas vivem em cidades, passam pelos centros urbanos. “As engenharias atuam em muitos campos e, naturalmente, impactam muito nas cidades. Ao dialogar com os estudantes de engenharia, que seguramente serão as lideranças do futuro, conseguimos conscientizá-los de uma série de temas e de como as cidades são agentes transformadores da sociedade”, disse ele.

Conforme ressalta o diretor-presidente do ICS, para que essas cidades sejam cada vez mais justas, inclusivas e sustentáveis, esse diálogo é essencial. Ele destaca três grandes questões para atuarmos para tornar as cidades ambientes mais favoráveis para a grande maioria das pessoas.

“Redução das desigualdades, enfrentamento das mudanças climáticas, e o aprimoramento da democracia, com mais participação e aprimoramento da transparência nos processos. Isso consolidaria um caminho importante para estes avanços”, enfatizou.

Abrahão pontuou, ainda, que são tantos desafios, e nas mais diversas áreas, que ninguém sozinho será capaz de lidar e dar encaminhamentos suficientes para as soluções. É preciso criar mecanismos de participação, pois nenhuma pessoa, em nenhum cargo que seja, tem uma perspectiva total do que acontece na sociedade como todo. “O diálogo enriquece as tomadas de decisão, pois as soluções das principais questões que enfrentamos não sairá de uma única cabeça iluminada, mas sim será a construção de um processo coletivo”, finalizou ele.

Estiveram presentes no encerramento: o pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC), professor Cleverson Pereira de Almeida, representando reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcellos; o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; a coordenadora de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), professora Suelene Piva, representando a pró-reitora de Graduação (PRGA), Janette Brunstein; e a coordenadora de Inovação e Tecnologias (CIT), professora Veridiana Rotondaro Pereira, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), Felipe Chiarello; além de diretores de outras unidades acadêmicas, coordenadores de curso e professores.

Confira o vídeo completo do encerramento a seguir: