Universidade

Abertura da Semana de Escola de Engenharia celebra parcerias com empresas

Evento contou com a inauguração de painel de companhias conveniadas

31.08.202214h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura da Semana de Escola de Engenharia celebra parcerias com empresas

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta segunda-feira, 29 de agosto, a abertura oficial da XXXIV Semana da Escola de Engenharia, realizada no campus Higienópolis, com a palestra Inovações no Agronegócio: Perspectivas para as Engenharias e Química, proferida pelo membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e ex-ministro de Agricultura, Antônio Cabrera Mano Filho. Toda a programação da Semana é voltada para celebrar as diversas parcerias e convênios da UPM com empresas nacionais e multinacionais. 

O tema desta edição é Cooperação Universidade Empresa: O Caminho para Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e conta com a participação de diversas companhias, muitas delas que possuem parcerias, investimento ou convênio com a UPM para laboratórios, salas especiais ou estágios. As palestras e minicursos da atual edição são ministradas por representantes dessas empresas e abrangem todas as áreas de estudos e pesquisa das Engenharias e Química. 

A abertura do evento teve uma mensagem devocional realizada pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, que celebrou as diversas parcerias como um símbolo da preocupação da Instituição em formar cidadãos para a sociedade. “Isso é reflexo da nossa ideia de que estamos aqui para educar e cuidar do ser humano criado à imagem de Deus para exercício pleno da cidadania, no qual a Universidade, Empresas e a Sociedade formam um tripé de desenvolvimento e bem-estar social”, afirmou o chanceler. 

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, as parcerias são importantes para a modernização do ensino mackenzista. “Esses convênios nos permitiram modernizar laboratórios, redesenhar ambientes de ensino-aprendizagem e a própria formação dos Engenheiros, além de convênios que permitem aos alunos estagiarem e buscarem seu protagonismo dentro do curso”, indicou. 

O diretor da EE, professor Marcos Massi, também ressaltou a relevância dos convênios para o currículo e formação dos futuros engenheiros e químicos. “O tema foi escolhido pela importância das novas diretrizes curriculares das Engenharias que se balizam na qualidade que Engenheiros e Químicos devem ter na nova dinâmica do Mercado”, disse, indicando algumas melhorias das instalações e lançamento de novos cursos como representantes desse novo modelo de ensino. 

Como uma forma de facilitar para os estudantes da EE a identificação das parcerias existentes, foi inaugurado um painel com as empresas e companhias conveniadas no hall de entrada do prédio da EE, no campus Higienópolis. O painel possui um QR Code que direciona a um link com explicações sobre as parcerias. “Não adianta fazermos parcerias e não comunicar. Os alunos precisam saber dessas parcerias, saber onde achar informações, para que saibam dos projetos e das oportunidades. Isso está sendo feito para os alunos, para melhor”, afirmou o diretor Massi.

Palestra sobre agronegócio

Em sua explanação, o conselheiro Cabrera apontou que o Brasil, apesar de ser um dos maiores produtores na agropecuária e um dos grandes mercados deste setor, apresenta grandes entraves e problemas que barram um maior crescimento. Para superar tais limitações, a tecnologia e a inovação são essenciais. “A união de empresas e universidades é vital para o avanço das tecnologias. Existe uma falta de profissionais no agronegócio. As oportunidades que esse mercado possui são enormes, as empresas do agro precisam de conhecimento”, complementou.