Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

125 anos da EE

Em sua busca constante pela excelência do ensino na graduação e pós-graduação, a Escola de Engenharia da UPM é considerada um centro de referência na formação profissional e produção científica dentro e fora do Brasil, unindo tradição, pioneirismo e inovação aos preceitos do tripé “ensino, pesquisa e extensão”. Hoje, seis cursos integram a grade curricular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Química.

Conteúdo Especial sobre os 125 anos da Escola de Engenharia

Introdução elaborada por: Prof. Orlando Monezzi Jr.

Neste ano de 2021, a Escola de Engenharia Mackenzie está comemorando 125 anos de existência. Nesse momento histórico, toda a comunidade Mackenzista está se recuperando de uma época de excepcionalidade, vencendo a temível pandemia da COVID 19, que tem feito, de todos nós, protagonistas de atos de superação. Toda a comunidade universitária tem se mostrado em perfeita união, estreitando os seus laços de proximidade didático-pedagógica entre mestres e alunos, com perfeita afinidade, superando as melhores expectativas, mesmo operando em ensino remoto.

Fica o registro de mais uma façanha heroica, em que a Escola de Engenharia Mackenzie se reinventou, deixando preciosas lições de sabedoria e proficuidade face às dificuldades, sem jamais abdicar de seus princípios formativos educacionais. Aliás, ultrapassar toda a série de obstáculos e os consequentes momentos de excepcionalidade sempre pontuaram a trajetória histórica da Escola de Engenharia Mackenzie.

Em uma síntese de alguns períodos nebulosos registrados ao longo de nossa história, podemos destacar:

  • A passagem pela trágica epidemia da Gripe Espanhola nos anos 1918/1919.
  • A Escola de Engenharia Mackenzie também se manteve inabalável no período das duas Grandes Guerras Mundiais.
  • A Escola de Engenharia Mackenzie participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932, com muitos de seus alunos deixando, momentaneamente, as salas de aula para se apresentarem, voluntariamente, nas frentes de batalha. Três dos nossos acadêmicos morreram nessa empreitada e seus nomes são reverenciados na história edificante da Escola de Engenharia Mackenzie.

Em todas essas ocasiões, a Escola de Engenharia Mackenzie sempre manteve intactos os ideais dos seus fundadores, jamais abandonando os critérios da melhor formação técnica e moral dos nossos acadêmicos. Esta nossa mensagem sintetiza não só a manifestação do nosso vivo e justificado orgulho perante uma história tão marcante, como, de maneira especial, registra o sucesso e o protagonismo dos seus muitos milhares de profissionais formados ao longo de toda nossa épica trajetória.

Estamos felizes em registrar uma mensagem para todos nossos queridos acadêmicos, que são o nosso porvir. Nossas palavras buscam irmanar nossos sentimentos, capazes de reunir Passado, Presente e Futuro.

Fica o chamamento final indicando que a dedicação em seus estudos, a eficiência na jornada de novas pesquisas, assim como a consecução de seus magníficos projetos sejam, não só, o acréscimo de novas páginas de grandes feitos para a Escola de Engenharia Mackenzie, como também sejam igualmente a certeza da plenitude de um mundo mais feliz.

Que a nossa mensagem perene encontre eco retumbante em todas as épocas, sempre ovacionada com renovadas e “Cordiais Saudações Mackenzistas!”

OS 125 ANOS NA VISÃO DAS AUTORIDADES

Em sua busca constante pela excelência do ensino na graduação e pós-graduação, a Escola de Engenharia da UPM é considerada um centro de referência na formação profissional e produção científica dentro e fora do Brasil, unindo tradição, pioneirismo e inovação aos preceitos do tripé “ensino, pesquisa e extensão”.

MARCOS MASSI

Diretor da EE/UPM

Fundada em 1896,  a EE/UPM iniciou suas atividades com o curso de Engenharia Civil, como uma das primeiras instituições de ensino a oferecer  cursos de engenharia no país, contribuindo diretamente para a formação de mão de obra qualificada e emancipadora necessárias para o desenvolvimento do Brasil. “Tradição e pioneirismo, é sob esse lema que a Escola de Engenharia vem desempenhando seu papel na sociedade, fazendo parte da história das grandes transformações ocorridas no país e, em especial, em São Paulo, desde o final do século XIX”, destaca o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Na opinião do diretor da Escola de Engenharia da UPM, Marcos Massi, a atualização periódica nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) refletem necessidades impostas pelas mudanças na engenharia e na tecnologia, que por sua vez também orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC. “Para ter uma ideia desse dinamismo, vale citar que, novas formas pedagógicas vêm sendo planejadas e implementadas de maneira a proporcionar aos alunos um perfil moderno e adequado ao mercado. Estamos trabalhando em aprendizagens ativas, projetos integradores, e a inclusão de componentes curriculares projetuais na matriz curricular”, informa.

O diretor da EE/UPM também comenta que a constante e tradicional parceria com o setor industrial e de construção civil tem ajudado a Escola a acompanhar as mudanças ocorridas no mercado ao longo de todo esse tempo. “Em 2021, mais de 25 empresas estabeleceram parcerias com os docentes dos nossos cursos, com as quais poderemos realizar uma série de atividades com nossos alunos, tais como, desenvolvimento de projetos de pesquisa, criação de vagas de estágios exclusivos para alunos da EE, realização de hackathons, entre outros”, completa.