Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil

O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.

As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.

Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura

Se você está matriculado(a) em um dos cursos indicados a seguir:

  • Filosofia
  • História
  • Pedagogia

Clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:

Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura


Programas de Estágios 2025

Inscreva-se clicando no botão ou nas imagens:


Monitoria / 2026-1

Filosofia
DISCENTE PROJETO MONITORIA  
Marco Antônio André HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA  
Paula Silva Ribeiro Fontes LÓGICA  
Renan de Lima Andrade HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA  
Veronica Dunker TEORIA DO CONHECIMENTO  
História
DISCENTE PROJETO MONITORIA  
Emerson de Farias Bandeira METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I  
Francisca Monique Cantuario Santos METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I  
Gabriel do Nascimento Fernandes dos Santos METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA II  
Thalyta Pedreira de Oliveira METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA II  
Pedagogia
DISCENTE PROJETO MONITORIA  
Ana Beatriz Ladeia dos Santos LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS  
Ana Karoline dos Santos Souza POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  
Débora Nunes de Miranda FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA  
Giovanna Fagotto de Arruda Pereira ENS DE MATEMATICA: ESPECIFICIDADES DIDATICAS  
Giselle Arcanja da Silva CIDADANIA: IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE  
Inês de Barros Monteiro DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE  
Julia Colácio Moreira DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE  
Kessia Carneiro de Melo DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA  
Marjorie Cristine da Silva DIDÁTICA - ONLINE  
Mirelly Mendes Couto DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE  
Rayssa Silva Pereira METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL  
Xavi Duarte Savietto Frati DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA  
Teologia
DISCENTE PROJETO MONITORIA  
Guilherme Cezarino Gaspar INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TEOLÓGICOS  
Rafael Alberti Cantoni Augusto INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TEOLÓGICOS  


Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h00 às 22h00
Contatos
Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Prof. Dr. Rafael Conde Barbosa

Tutor de Desenvolvimento de Carreira

Contatos

Lílian Silva Ferreira

Lílian Silva Ferreira

Secretária de Desenvolvimento de Carreira

Contatos