Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensuse destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

Uma das formas de atuação mais importantes para Arquitetos, diz respeito ao Desenvolvimento Imobiliário promovido, majoritariamente, pela Iniciativa Privada, mas também pelo Estado e por Parcerias Público-Privadas. Sendo assim, mediante grande número de Arquitetos que almejam trabalhar nesses mercados, o Mackenzie reafirma seu compromisso em atender as demandas reais desses profissionais, fornecendo conhecimentos sólidos de legislação urbanística e edilícia, estudos de viabilidade, Projetos para esse tipo de mercado, incorporação imobiliária e outros temas derivados. Também se desenvolve conteúdo para a atuação crítica comprometida com os Espaços Públicos.

Público-Alvo

Arquitetos, Urbanistas e Paisagistas que estejam envolvidos nas áreas de incorporação, projeto e gerenciamento de empreendimentos imobiliários geridos pela esfera privada, pública ou em sistemas de parcerias público-privadas.

Objetivo do Curso

Promover conhecimento especializado para que Arquitetos atuem com eficiência no campo do Desenvolvimento Imobiliário Urbano por meio de estratégias necessárias e atualizadas para isso. Complementar aspectos teóricos e práticos, incluindo abordagens conceituais, espaciais e aquelas que dizem respeito à conceituação e formatação de empreendimentos que antecedem um projeto de Arquitetura e que estão associadas às estratégias de Incorporação, disponibilidade técnica, financeira e profunda sintonia com a legislação e aspectos sustentáveis. Produzir Estudos de Viabilidade e Projetos Conceituais nessa área.

Possibilidades de Atuação

Como autônomos, empresários ou colaboradores de escritórios ou departamentos de Arquitetura de Empresas que se dedicam às áreas de incorporação ou produção de projetos para o mercado imobiliário e que mantenham fortes relações com legislação urbanística, edilícia e questões relacionadas ao desenho econômico – financeiro dos empreendimentos. Em órgãos públicos ligados ao planejamento, legislação urbana e edilícia e secretarias habitacionais, além da atuação em pesquisas ligadas à área.

Programa

  • A urbanidade dos empreendimentos da cidade;
  • Legislação Urbanística e Edilícia;
  • Análise Arquitetônica de Empreendimentos Imobiliários;
  • Estruturação Econômico-Financeira de Empreendimentos;
  • Incorporação Imobiliária;
  • Gerenciamento de Projetos e Coordenação;
  • Desenho de Produto Imobiliário I;
  • Concepção Arquitetônica em Pequenas e Médias Escalas;
  • Sustentabilidade dos Empreendimentos;
  • Gestão Profissional do Arquiteto;
  • Desenho de Produto Imobiliário II;
  • Concepção Arquitetônica de Grandes Empreendimentos;
  • Aplicação do conhecimento.

Observação importante

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.