Cultura

Correios lançam selo e carimbo comemorativo dos 150 anos do Mackenzie

Cerimônia de obliteração contou com a presença de representantes da Instituição e da presidência dos Correios

18.10.202110h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Correios lançam selo e carimbo comemorativo dos 150 anos do Mackenzie

Na noite de 15 de outubro, no Auditório Ruy Barbosa, do Mackenzie, campus Higienópolis, aconteceu o lançamento do selo, carimbo e bloco filatélico em comemoração aos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

A mesa de honra do evento foi formada pelo reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB); rev. Juarez Marcondes Filho, presidente do Conselho de Curadores do IPM; rev. Cid Pereira Caldas, presidente do Conselho Deliberativo do IPM; Maurício Melo de Meneses, membro Conselho Deliberativo e patrono do Clube Filatélico Mary Ann Annesley Chamberlain (MAAC); rev. Robinson Grangeiro Monteiro, chanceler do Mackenzie; Milton Flávio de Moura, diretor-presidente do IPM; Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Milton Ribeiro, Ministro da Educação; e José Eduardo Leal  de Oliveira, presidente em exercício dos Correios.

Concebida especialmente para celebrar os 150 anos do Mackenzie, a peça filatélica foi emitida no formato de bloco comemorativo, quando um ou mais selos são impressos em uma pequena folha protegida por uma moldura, picotada ou não. A peça alusiva aos 150 anos do Mackenzie é formada por duas fotografias e outros elementos visuais que remetem à base da Instituição e sua história. À esquerda do selo está o Prédio 1 do campus Higienópolis, onde a Instituição se consolidou. À direita está uma fotografia dos estudantes, datada de 1895, que remete ao início da Escola Americana, quando o Mackenzie quebrou paradigmas ao receber alunos de diversas etnias e classes sociais.

As logomarcas utilizadas também apontam para as raízes da Instituição: a letra M, que caracteriza o orgulho de pertencer, e a sarça, que é o logo da IPB, associada vitalícia do Mackenzie, um símbolo que remete às escrituras sagradas.  O círculo central na imagem alude a Deus no centro de toda a base do Mackenzie e o hexágono à direita do selo aponta para a inovação constante e a busca por conhecimento, fazendo menção a um dos centros de pesquisas mais inovadores do mundo, o MackGraphe.

Foi também apresentado o carimbo de primeiro dia de circulação, que faz parte da tradição postal, tendo como função registrar a data de lançamento da peça filatélica e o local da ocorrência. A exemplo do selo, o carimbo põe em evidência a logomarca dos 150 anos e também a letra M que também retrata o orgulho mackenzista de ser e pertencer.

Na sequência, foi realizado o rito de obliteração, ato em que os convidados sobrepuseram o carimbo ao selo emitido, que está acomodado em uma cartela branca denominada Olho de Boi, em alusão ao primeiro selo brasileiro, emitido em 1843.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício dos Correios, José Eduardo Leal de Oliveira, sendo convidados para participar da obliteração os reverendos: Roberto Brasileiro, Juarez Marcondes Filho, Cid Pereira Caldas, Robinson Grangeiro Monteiro; e também o diretor-presidente do IPM, Milton Flávio Moura. Todos eles receberam um álbum com o selo e o carimbo, além da entrega de um álbum filatélico especial para compor o acervo do Centro Histórico e Cultural do Mackenzie (CHCM), que atua sob a Chancelaria da instituição.

 

“É com grande satisfação que os Correios se fazem presentes nas comemorações dos 150 anos do Mackenzie, entidade reconhecida em todo país por sua atuação na formação dos brasileiros. São instituições como esta que ajudam a forjar o caráter, a educação, assim como o profissionalismo dos nossos cidadãos. Assim como o Mackenzie, os Correios entendem como fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade valores como igualdade, criatividade, competência, disciplina, dedicação e trabalho”, declarou Leal.

 

O rev. Cid Pereira Caldas lembrou dos desafios vencidos para que a criação do selo comemorativo fosse concretizada. “Foi um trabalho árduo, que teve à frente o empenho de Mauricio de Meneses. Quero agradecer ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao ministro das Comunicações, Fabio Farias, que contribuíram com o nosso pleito, e aos Correios, por terem tornado realidade esse selo”, disse.

Instrumento de ensino

O Mackenzie tem uma tradição de utilizar a filatelia como ferramenta de ensino e conta com o clube MAAC, que reúne estudantes do Colégio Presbiteriano Mackenzie em diversas atividades em torno do tema. Um dos resultados foi a criação de um selo, por uma das alunas participantes do clube, que foi escolhido pelos Correios para as comemorações do Natal de 2011. Por esse motivo, foi realizada também a entrega de bloco comemorativo com o selo e carimbo filatélico aos representantes do MAAC, nas pessoas das alunas Ana Vitoria Moraes de Almeida, Eduarda de Araújo Lopez e Vitoria Santos, da professora responsável pelo Clube, Michelle Razuk, e seu patrono, o conselheiro Mauricio Melo de Meneses.