Pesquisa e Inovação

Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri

Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local

16.02.202316h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri

Pela primeira vez na história da cidade de Barueri, foi registrada a presença da ave Inhambu-chintã, considerada uma espécie de difícil observação em ambientes urbanos. A descoberta foi feita pelos integrantes do projeto AviFauna, do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré, que pesquisavam a presença das aves nas imediações da instituição de ensino. Os professores responsáveis contam ao Na Lupa! sobre a descoberta. 

O registro foi realizado em janeiro de 2023, utilizando uma armadilha fotográfica. O Inhambu-chintã (Crypturellus tataupa) apresenta um comportamento tímido o que torna bastante difícil a sua visualização ou registro fotográfico, tanto que este foi o primeiro realizado na cidade de Barueri. Para obter a fotografia, a armadilha fotográfica ficou ativa durante 30 dias em local que já havia indícios de presença de diversas espécies diferentes, mas, de acordo com o professor do projeto Clube de Observadores de Aves - Tamboré (COA), Edilson Aparecido Pichiliani, foi uma surpresa conseguir o registro. 

“Eu já havia gravado a vocalização do animal, sendo o primeiro registro da espécie para o município, mas por ser uma ave tímida é muito difícil a sua observação em ambiente com tanta presença antrópica. Não é um animal raro, mas uma espécie de difícil visualização e sem registros desta espécie para o município de Barueri.”, explica o professor. 

De acordo com Pichiliani, esta ave gosta de áreas de mata e sub-bosque e sua presença no CPM Tamboré é uma evidência da importância de ações de sustentabilidade como a preservação de áreas nativas e o reflorestamento realizado na área onde ocorreu o registro fotográfico. 

A descoberta foi feita pelo Clube, que conta com o apoio do MackPesquisa. O projeto desenvolvido na unidade mackenzista tem como objetivo atrair alunos interessados na observação ornitológica e desenvolver a consciência e ações de preservação ambiental no entorno do Colégio. Foi criado pelo professor Pichiliani e pelo professor Pedro Abib Cristales. 

“A meta principal do projeto é identificar as espécies de aves, seus respectivos níveis tróficos e relações entre estas características e o grau de arborização de cada setor estudado. A partir dos dados coletados em campo, imagens, sons, gravações, somando-se aos conceitos e a toda potencialidade do tema, serão aplicadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)”, aponta Cristales. 

Com a participação dos alunos na descoberta, os professores aguardam o retorno das atividades do clube para trabalhar as imagens da ave, mas eles já notaram o impacto do registro entre os estudantes que já puderam vê-lo. “Pude notar a surpresa e o entusiasmo deles por fazer parte de uma descoberta e compreendi a importância da pesquisa científica para fornecer dados que podem indicar a melhor forma de atuar na preservação dos ecossistemas. Acredito que os alunos conseguiram perceber como este projeto pode realmente fazer a diferença para estimular os estudantes em novos projetos”, finaliza o professor Pichiliani.

Na Lupa!

Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.