Pesquisa e Inovação

GPS sem satélite: pesquisa do Mackenzie desenvolve aparelho de geolocalização

Sistema de Georreferenciamento é independente de outros sistemas de navegação  

14.04.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

GPS sem satélite: pesquisa do Mackenzie desenvolve aparelho de geolocalização

No mundo atual, é praticamente impossível não utilizar alguma plataforma de localização, seja para se locomover pela cidade, seja para descobrir novos lugares e até mesmo programar uma viagem. Todos estes programas usam, de alguma forma, o sistema de GPS, que por sua vez depende de satélites para fornecer com precisão a localização da pessoa e a rota que ela precisa seguir para chegar em um determinado local.

Em uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi desenvolvido um novo sistema que permite a localização de imagens georreferenciadas sem a utilização de qualquer satélite. O Na Lupa! conversou com o professor Sergio Vicente Pamboukian sobre a criação do GeoMack, como foi chamado esse novo sistema.

De acordo com o professor, o sistema de georreferenciamento tem como vantagem: a independência de outros sistemas de navegação; a independência de satélites; a baixa interferência da ionosfera; e o baixo custo das estações e das repetidoras, sendo muitas vezes menor do que os sistemas por satélite.

“O GeoMack funciona como um GPS invertido, em que o equivalente dos satélites são estações colocadas em terra em posições extremamente bem georreferenciadas. Também usa estações repetidoras de sinal no espaço (que podem ser torres, balões, aviões, drones, satélites, cubesats, etc.) para fazer a comunicação entre estações e georreferenciar alvos em terra ou no ar”, disse o Pamboukian.

Além disso, o novo sistema apresenta um sincronismo preciso em relação ao tempo, podendo ser utilizado em áreas inóspitas (por conta da sua independência em relação à satélites) e também serviria como um backup para sistemas de navegação global, como os aparelhos GPS.

O novo sistema está na fase final de testes e já se mostrou eficiente nas simulações. “A etapa atual é executar testes em campo para comunicação entre estações e, em seguida, a comunicação das estações com repetidoras em baixa altitude (balões ou drones) para localizar a posição de repetidoras e alvos”, explicou o pesquisador.

O GeoMack é um dos projetos disponíveis na Vitrine Tecnológica, plataforma que pretende dar visibilidade a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas patentes realizados dentro da UPM. Os interessados em ampliar o desenvolvimento desta pesquisa podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (cit.nit@mackenzie.br) ou com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (cit@mackenzie.br). 

Na Lupa! 

Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.