Universidade Mackenzie conquista posições em Ranking Quacquarelli Symonds

UPM está entre as melhores instituições de ensino latino-americanas

14.09.202318h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Mackenzie conquista posições em Ranking Quacquarelli Symonds

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conquistou 20 posições no ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking - edição 2024 e alcançou a posição de número 112 no levantamento geral. O estudo foi feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
 
Na avaliação anterior, a UPM estava na 132ª posição e agora está entre as 120 melhores instituições de ensino de toda a América Latina e Caribe. Na atual edição, a instituição ficou com a 91ª posição entre as Universidades da América do Sul. Já no Cone Sul (composto por instituições do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai), a UPM subiu para a 67ª posição.
 
“A posição atual no ranking corrobora e reforça nosso alto nível de qualidade, notadamente na pesquisa em rede internacional. Estamos começando a colher os frutos do Projeto Capes PrInt e todas as outras iniciativas que levaram à evolução da nossa pesquisa internacionalizada”, aponta a coordenadora de Governança Universitária e Desempenho Institucional (CGI, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UPM), Maria Lage. 
 
De acordo com a ela, a melhora na avaliação deve-se à evolução em critérios relacionados à pesquisa e publicações produzidas. O ranking é composto por oito indicadores e, em três deles, a UPM obteve ótimos avanços: em International Research Network, subiu 39 posições; em Citations per Paper, avançou 14 posições; e em Papers per Faculty, 10 posições. Para Lage, a melhora nesses quesitos está principalmente relacionada com a entrada da Universidade no Programa CAPES PrInt.

Além disso, a UPM recebeu uma nova classificação em relação à intensidade da pesquisa - o QS aponta uma instituição de ensino como Very High, High, Moderate e Low. Se antes o Mackenzie era considerado Moderate, no atual levantamento foi classificado como High. 
 
“Este ambiente de pesquisa de alta qualidade e produtividade também contribuiu com os alunos, seja de Graduação ou de Pós-Graduação, pela convivência acadêmica inspiradora com nossos pesquisadores, seja em sala de aula, seja com orientações em suas pesquisas. Além, é claro, do orgulho de 'ser mackenzista'”, afirma Lage. 
 
Entre as instituições de ensino Superior Brasileiras, a UPM também foi destaque. No levantamento geral nacional, incluindo instituições públicas e privadas, o Mackenzie subiu oito posições e ocupa a 31ª colocação no país. Entre as instituições privadas brasileiras, a UPM é a 5ª melhor instituição; e entre as privadas do estado e da cidade de São Paulo, ocupa a 2ª colocação. 
 
O QS Latin America & The Caribbean Ranking foi publicado na quarta-feira, 13 de setembro. Em sua 13ª edição, avaliou e classificou 430 instituições de 25 países da região.