Universidade

Direito Mackenzie Alphaville recebe nota 5 em avaliação do MEC

Após passar por sua primeira avaliação, curso da graduação recebe nota máxima

02.10.202311h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Direito Mackenzie Alphaville recebe nota 5 em avaliação do MEC

O curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, acaba de conquistar nota 5 nos indicadores avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Na primeira vez que a graduação é recredenciada pela pasta, o resultado consagra a nota máxima, que vale pelos próximos dez anos.

Depois de passar por uma avaliação baseada em rígidos critérios, que compreendiam 35 indicadores, o curso de Direito da UPM Alphaville se consolida com excelência entre as instituições que oferecem o mesmo curso na região. Para a análise, foram considerados pontos como infraestrutura, corpo docente, organização didático-pedagógica e se a instituição está cumprindo com o que foi proposto em suas diretrizes.

Para o diretor da UPM Alphaville, Anaor Donizetti Carneiro, a nota é fruto do empenho com que o curso foi sistematizado e afirma que é preciso buscar surpreender as expectativas. “O reconhecimento é, sem dúvida, uma conquista notável para nosso curso, refletindo o compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a formação de profissionais de alta qualidade. No entanto, é essencial compreender que, embora o MEC seja um indicador crucial, nossa visão vai além: acreditamos na necessidade de sempre entregar mais do que o esperado e de superar os padrões estabelecidos”.

O curso oferece um ensino fundamentado na tradição, característica mackenzista, mas que atenta aos anseios contemporâneos e apresenta um caráter inovador. Portanto, os estudantes contam com projetos de pesquisa e extensão, objetivando a formação integral do ser humano. Para isso, foram criados diversos programas que se destacam por priorizar o contato com a prática jurídica desde o primeiro semestre do curso, por meio das clínicas, que oferecem uma gama de práticas reais baseadas nas experiências concretas dos alunos ao lidar com casos da vida real, e as pré-clínicas jurídicas, que desenvolvem práticas simuladas para a formação da carreira do Bacharel em Direito.

Esses elementos, somados à excelente formação dos professores e um formato que prioriza, além das competências metodológicas, o desenvolvimento humano dos alunos, são o diferencial do curso, como conta a coordenadora Larissa Dias Puerta de Miranda: “Desde o primeiro dia de aula, os discentes estão em contato com assuntos relacionados às carreiras jurídicas, o que dá uma visão de projeto de vida com o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, para além da excelente formação técnica”.

Desafios para o futuro

Para manter o padrão de qualidade e continuar nessa crescente em relação ao número de estudantes, Anaor Donizetti conta que existem múltiplos desafios a serem cumpridos. “Primeiramente, é fundamental garantir que o currículo continue atualizado, alinhado com as demandas contemporâneas do campo jurídico e com as expectativas da sociedade e do mercado. Além disso, a capacitação contínua de nosso corpo docente, a infraestrutura de ponta e a integração com práticas jurídicas reais são aspectos que demandam atenção e investimentos constantes”, decreta o diretor.

A visão é compartilhada pela coordenadora Larissa, que complementa: “os esforços e investimentos, agora, continuam voltados a entregar a melhor formação possível para nossos alunos. É por isso que somos o melhor curso da região e continuaremos sendo”.