Saúde e Bem-Estar

Setembro Amarelo: valorize a vida!

Conheça os programas do Mackenzie para apoiar as pessoas e saiba que você não está sozinho

09.09.202210h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Setembro Amarelo: valorize a vida!

O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, em especial entre jovens. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é a quarta principal causa de morte de jovens entre 15 e 19 anos. Ao todo, são mais de 700 mil pessoas perdidas ao ano para este mal. Cuidados com a saúde mental e física, atenção a si e ao outro, e acolhimento e empatia são algumas alternativas poderosas para se combater este problema, por isso é tão importante o Setembro Amarelo.

Atento a esta realidade, o Mackenzie conta com serviços e profissionais para atenção à saúde dos mackenzistas, alunos e colaboradores. Entre as iniciativas, podemos destacar o Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); as Capelanias Mackenzie, que atendem alunos e colaboradores de forma presencial nas unidades da Instituição, e também de forma remota pelo Aplicativo Capelania Mackenzie (que se estende ainda aos antigos alunos e pacientes dos Hospitais).

O Serviço Médico é outro pilar de apoio e cuidado, ligado à Superintendência de Gestão de Pessoas e Serviços (SUPES) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), atendendo no ambulatório do prédio 40, campus Higienópolis; ainda na mesma unidade, o Serviço-Escola de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, também atua na área da saúde mental. Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que oferece serviços de capelania e psicologia, e o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, que também disponibiliza o serviço de capelania.

Importância do cuidado e atenção

De acordo com o coordenador de Qualidade de Vida e Saúde do Mackenzie, Dr. Aldemir Natucci Rizzo, este tema exige atenção especial porque não é algo simples, “são muitos os fatores e causas que poder desencadear comportamentos que culminam no atentado contra a própria vida”, lembra o médico.

Entre eles, Rizzo destaca os distúrbios de atenção que comprometem o aprendizado; problemas de adaptação à nova localidade em caso de mudança, quando alunos e colaboradores estão longe de suas famílias e cidade natal; e transtornos de ansiedade.

“É preciso verificar que estes transtornos, assim como os depressivos, nem sempre são percebidos pelas próprias pessoas, seus familiares ou amigos. Além disso, podemos citar também o estresse que permeia os jovens atuais, por terem de responder a inúmeras demandas, principalmente de informações”, afirma o doutor.

Rizzo ainda adiciona que, se somarmos alguns destes fatores: transtornos ansiosos à solidão, estresse e um estado depressivo – por exemplo – teremos alguns ingredientes que podem funcionar como fatores indutores para um quadro de suicídio.

Atenção ao quadro do Brasil

Segundo informações divulgadas pelo DataSUS, com destaque em matéria da Isto É Dinheiro de julho de 2022, nos últimos 20 anos os suicídios subiram no Brasil. Os números passaram de 7 mil para 14 mil, mais de um a cada hora, sem casos que não foram notificados. “De acordo com a OMS, o aumento da depressão e ansiedade na pandemia é um dos principais fatores que levaram a esse aumento”, destaca a matéria.

Por que falar do tema?

O professor da UPM e psicólogo mackenzista Yuri Busin conta que, geralmente, as pessoas evitam o assunto, pois pensam, equivocadamente, que abordar o tema poderia funcionar como “dar ideias”, ou apresentam temor.

“A realidade é totalmente diferente, pois a maioria das pessoas que está com ideias suicidas, geralmente, está mandando sinais; verdadeiros pedidos de ajuda que precisam de compreensão”, diz Busin.

O psicólogo ainda pontua que, segundo a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. “É necessário a pessoa buscar ajuda e ter a atenção de pessoas que estão à sua volta”, completa.

Serviços
Capelanias (SP) para toda a comunidade mackenzista:
 capelania@mackenzie.br ou (11) 2114.8872 ou 2766.7073
Aplicativo Capelania Mackenzie: download nas lojas iOS e Android
Serviço Médico (SP) para professores e corpo técnico-administrativo: Prédio 40 do campus Higienópolis – (11) 2114-8394;
PROATO (SP) para alunos da UPM: Mezanino do Ed. João Calvino do campus Higienópolis – (11) 2766-7617
Serviço-Escola de Psicologia (SP): Rua Piauí, 181 - São Paulo (SP) - (11) 2114-8342 ou ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br
HUEM (PR): Setor de Psicologia - (41) 3240-5182 ou  3240-5112. Capelania - (41) 3240-5238.
Centro de Valorização da Vida (CVV) – atendimento para todo país:clique aqui, ou ligue 188