Partitura - música clássica
Cultura

Maestro Mackenzista realizará concerto na Alemanha

Parcival Módolo se apresenta com Série Brasileira

25.02.201915h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Maestro Mackenzista realizará concerto na Alemanha

Nos dias 02 e 03 de março, o maestro Parcival Módolo, da área de Artes Cênicas e Musicais da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizará concertos com a orquestra sinfônica Collegium Musicum Potsdam, nas cidades de Potsdam e Berlim, na Alemanha. O maestro será um dos regentes principais das apresentações.

O concerto abordará a Série Brasileira, do brasileiro Alberto Nepomuceno, importante figura da literatura musical do país. A temática possui quatro partes: Alvorada na serra, Intermédio, Sesta na rede e Batuque.

“Esperamos que nosso Nepomuceno encante o público alemão contemporâneo assim como já o fez no passado”, comenta Parcival, que rege regularmente orquestras de diversos países. Em seus programas de concertos internacionais, o maestro vem mostrando seu interesse e tem sempre incluído alguma obra de Nepomuceno em suas apresentações.

Quem foi Alberto Nepomuceno?

Alberto Nepomuceno (1864-1920) é considerado um dos principais compositores nacionalistas e foi um dos primeiros a empregar sistematicamente elementos do folclore brasileiro em suas composições. Ele defendia o uso da língua portuguesa em músicas clássicas, enfrentando a reação violenta de críticos que consideravam nossa língua imprópria para a canção lírica.

Sobre a Série Brasileira

A Série Brasileira de Nepomuceno é frequentemente classificada como uma das obras precursoras do nacionalismo na música brasileira. Ela retrata, em música, fatos relacionados à natureza e pode ser considerada como um retrato das paisagens e da sociedade brasileira da sua época.