Atualidades

Mackenzie realiza I Seminário da Consciência Negra

Evento discutirá práticas antirracistas na comunicação 

10.11.202111h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie realiza I Seminário da Consciência Negra

Com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate sobre as questões raciais, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizará o I Seminário da Consciência Negra, que terá como tema Muito além de novembro: práticas antirracistas na comunicação nos dias 11, 12 e 16 de novembro de 2021, às 11h e às 17h. Os encontros serão on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contarão com discussões sobre iconografia, discurso e práticas antirracistas na comunicação; os desafios enfrentados por tradicionais revistas femininas na hora de incluir não só a temática, mas também jornalistas negras; e o impacto das questões raciais na cobertura esportiva.  

Para o coordenador do curso de Jornalismo do CCL, André Santoro, a realização do evento é de extrema importância no cenário atual da comunicação. “No Jornalismo, por exemplo, a inclusão racial e a luta antirracista são temas centrais e imprescindíveis nos veículos e nas coberturas. Na publicidade, o cenário contemporâneo exige que as marcas abordem essas questões em suas campanhas e no posicionamento de mercado”, declara.

O dia 20 de novembro é reconhecido como feriado apenas em cinco estados brasileiros, é uma conquista do movimento negro brasileiro que demandava um dia que celebrasse as batalhas por liberdade e não a sua concessão circunstancial, como no caso do feriado de 13 de maio.

Depois de anos comemorando o dia 20 simbolicamente, novembro é hoje um mês marcado pelo debate racial no país. E para além da escuta ativa de narrativas negras individuais e discussões sobre a relevância de políticas públicas pela equidade racial, é preciso olhar para a educação e para as possibilidades de construção de um ensino que seja fundamentalmente antirracista, ou seja, que se preocupe em romper com os mecanismos responsáveis pela reprodução das desigualdades que moldam a sociedade contemporânea.  

Mais do que uma ferramenta a ser incorporada pelas empresas para atenuar a “pressão” nas redes sociais, o antirracismo é um estado de consciência que necessita tempo para se estabelecer e exige de nós trabalho constante, sensibilização, solidariedade, planejamento, conhecimento do processo histórico que nos trouxe até aqui, além de uma boa dose de inconformidade. Essa consciência cabe a qualquer pessoa que se coloque contra a reprodução das desigualdade, deseja deixar de contribuir com suas estruturas e ser parte da mudança. 

Para mais informações e conhecer a programação, clique aqui.

Serviço
I Seminário da Consciência Negra - Muito além de novembro: práticas antirracistas na comunicação
Data:
11, 12 e 16 de novembro
Programação completa: acesse aqui