Mackenzie Campinas realiza projeto em colaboração com Harvard University

Iniciativa vai ajudar agências governamentais, indivíduos e fundações a se prepararem para futuras epidemias

24.09.202010h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas realiza projeto em colaboração com Harvard University

Os cursos de Engenharia do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em Campinas, firmaram uma colaboração com a Universidade de Harvard a fim de desenvolver o projeto Designing Life After Covid-19, uma iniciativa de pesquisa do Design Laboratory, Harvard T.H. Escola de Saúde Pública Chan (HSPH).

O projeto tem como objetivo ajudar indivíduos, agências governamentais, fundações e formuladores de políticas a se prepararem melhor para futuras epidemias e impedir que se tornem pandemias. Quando as organizações perceberam a crise atual, quase nenhum país estava preparado para impedir a propagação do vírus ou tratar suas vítimas. A premissa é que as organizações podem projetar objetos, serviços, ambientes e outros elementos que moldam as atividades diárias para ajudar a diminuir a frequência das epidemias, retardar sua transformação em pandemias e tornar o protocolo de quarentena mais eficaz no caso de um surto.

A iniciativa foi desenvolvida pelos professores da Universidade de Harvard, Patrick Whitney e André Nogueira, que convidaram um pequeno número de professores de algumas universidades ao redor do mundo para o projeto. O grupo do Mackenzie Campinas representará o Brasil na pesquisa.

Sob coordenação das professoras Larissa Ferrer Branco e Alessandra Cristina Santos Akkari, e participação das professoras Marlucy Godoy e Maria Thereza Rosa, o projeto integrador contará com a participação de 20 alunos que coletarão e discutirão dados para fomentar a pesquisa. A ideia é que a iniciativa se torne um Projeto de Extensão, com duração de dois anos, e mostre o trabalho desenvolvido por meio de publicações de artigos sobre o tema, seminários e painéis com os resultados de cada etapa.