Mesa formada por representantes da UPM.
Eventos

Mackenzie Campinas lidera projeto para debater questões hídricas

Criação de fórum para discussão dos problemas de saneamento da região de Campinas foi debatido nesta sexta-feira

24.06.202216h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas lidera projeto para debater questões hídricas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, recebeu, nesta sexta-feira, 24 de junho, diversos secretários de meio ambiente e representantes de prefeituras para discutir a criação de um Fórum Regional de Sustentabilidade para debater diversos problemas hídricos da Região Metropolitana de Campinas. O projeto conta com apoio do Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP).

O objetivo do Fórum é a discussão de dados e estratégias para resolução de problemas relacionados à gestão de recursos hídricos e saneamento básico das cidades da região. A ideia é que, após esse primeiro encontro, cada secretário faça um levantamento de dados e questões que seriam trazidas para o debate do Fórum.

"Devemos ter a perspectiva ética cristã na maneira como vivemos, sobretudo na responsabilidade que cada um tem sobre a conservação ambiental. É possível avançar no sentido de resolver problemas neste âmbito", declarou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Para o diretor do campus Campinas da UPM, Anaor Donizette, é muito importante o protagonismo da Universidade. "A intenção é nos tornamos protagonistas nessa discussão. Falar em sustentabilidade é importantíssimo em todo o mundo e aqui em Campinas queremos avançar nesse tema e sair com propostas que possam mitigar os problemas hídricos", apontou.

O projeto foi pensado e elaborado pelo professor de Direito do CCT, Leopoldo Soares. "Discutir a questão da água e do saneamento é discutir a saúde da população. É um assunto muito urgente, pois a água é objeto de preocupação, diante do risco de sua escassez", disse o docente.

O diretor-executivo da AGEMCAMP ressaltou a importância deste começo de trabalho para que projetos ambientais sejam introduzidos nos planos diretores das cidades da Região Metropolitana de Campinas. "É preciso começar, dar um primeiro passo para que a gente possa criar um pacto para sempre discutir as iniciativas", declarou.

Após as apresentações iniciais, os secretários e representantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos e iniciativas na área hídrica, além de evidenciarem desafios no levantamento de dados relacionados ao tema. O Fórum Regional de Sustentabilidade deve ser realizado em novembro e criar uma agenda de propostas que seriam implementadas num período de 10 anos.


Representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e secretários de meio ambiente das prefeituras no Fórum Regional de Sustentabilidade