Esporte

Esporte como ferramenta para promoção da paz e desenvolvimento

Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo terá ações por toda semana para celebrar a importante data

01.04.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Esporte como ferramenta para promoção da paz e desenvolvimento

O esporte pode unir uma nação, promover a reflexão sobre a sociedade e, como um elemento cultural, pode transformar a vida de diversas pessoas. Todo esse potencial é lembrado nesta terça-feira, 6 de abril, quando é celebrado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. E o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo preparou uma série de ações ao longo da semana para comemorar.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, e tem como objetivo celebrar o esporte e seu potencial para a educação e formação cívica do indivíduo, com a capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica. A partir do dia 5 de abril, durante as aulas de Educação Física do Colégio, os alunos serão convidados, por meio de atividades diferenciadas, a pensarem no esporte como ferramenta transformadora. Mas a semana especial não para por aí.

No dia 6 de abril, as redes sociais do CPM São Paulo contarão com uma série de postagens tratando sobre a importância da prática esportiva para o desenvolvimento social e sustentável, com informações relevantes e de qualidade. E para fechar com medalha de ouro, quer dizer, chave de ouro, no dia 10 de abril, às 10h, será realizada uma live com a participação de atletas olímpicos que possuem forte relação com o Mackenzie, que contarão sobre suas experiências pessoais no esporte.

Esporte como expressão cultural e ferramenta de paz

“Ao experimentar um esporte, é propiciado à pessoa o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências corporais diversas e historicamente produzidas por diferentes grupos sociais, como manifestação expressiva dos seres humanos. O movimento, os gestos motores e o esporte são um tipo de linguagem produtora de cultura, não se limitando a um único corpo, a um local ou tempo”, afirma o professor de Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), Felipe Augusto Soares Leite. 

O professor cita dois exemplos em que o esporte foi uma ferramenta, um caminho para promover a paz e a igualdade social. Em 1969, o time do Santos jogou um amistoso na Nigéria, que estava em guerra civil havia dois anos. O conflito que, especula-se, tenha deixado dois milhões de vítimas, parou por um dia para acompanhar o espetáculo de Pelé e companhia. Outro exemplo vem do Rugby, esporte utilizado por Nelson Mandela para unificar a África do Sul, ainda ferida pelo Apartheid, quando assumiu a presidência do país.  

Diante disso, é incontestável que o esporte pode unir e transformar. Além disso, também promove diversos valores, como solidariedade, responsabilidade, respeito, honestidade, justiça, trabalho em equipe, igualdade, motivação e boa autoestima. O esporte é, ainda, um importante gerador de reflexões. “É possível, também, a formação de cidadãos críticos que poderão, inclusive, questionar as relações de poder e de desigualdades de nossa sociedade, possibilitando, assim, uma sociedade mais justa em um ambiente de amor e paz”, explica o professor Soares Leite.

Em tempos de pandemia de covid-19, relembrar esse papel do esporte é fundamental. Mesmo sem a possibilidade de praticar diversas modalidades, devido à necessidade de distanciamento social, o esporte ainda possui uma grande importância, mesmo que praticado com limitações. Além de ajudar na perda de peso e na saúde, movimentar-se ajuda na concentração e permite a sensação de tranquilidade. 

“A prática esportiva contribui no combate ao sedentarismo, fortalecendo a musculatura, melhorando o condicionamento físico e nos mantendo ativos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, diminuindo as chances de ficarmos doentes. Assim, diminui a necessidade de irmos ao hospital. Algo que ninguém quer fazer, especialmente nos dias atuais”, aponta o coordenador de Educação Física e Esportes da unidade São Paulo do CPM, professor Adriano Bareia.

Justamente por essa importância, o CPM não deixará de celebrar esta data com uma série de ações. “Com essas ações, pretendemos valorizar a data, pois entendemos que ela é pouco divulgada. Durante as aulas de Educação Física, queremos reforçar o papel do esporte como ferramenta para o desenvolvimento do ser humano e para a promoção da socialização, respeito e equidade”, finaliza Bareia.  

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5,6