Esporte

De olho nos jogos Paralímpicos, Daniel Dias renova parceria com Mackenzie

Perto da última competição da carreira, nadador projeta vida após a aposentadoria

25.02.202118h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

De olho nos jogos Paralímpicos, Daniel Dias renova parceria com Mackenzie

O nadador multicampeão Daniel Dias esteve nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em São Paulo, para assinar a renovação de seu contrato de patrocínio. A parceria alcançou a marca de 10 anos. Perto de se aposentar das piscinas, o nadador já faz planos para o futuro, principalmente após sua última competição, os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

“Me considero parte da família Mackenzie. Quero agradecer a Deus por essa parceria, pois o Mackenzie me permitiu que a cada braçada eu pudesse exaltar o nome de Deus”, afirma o nadador, ao assinar a prorrogação do patrocínio.

Previstos para ocorrerem em agosto, os Jogos Paralímpicos marcarão a despedida de Daniel Dias das piscinas. A competição foi adiada por conta da pandemia de covid-19 e deve acontecer sem a presença de público. “Vai ser diferente de tudo, porque é a primeira vez que foi adiado. Os jogos Olímpicos e Paralímpicos simbolizam muito para o mundo e, depois de tudo o que aconteceu, de tudo que enfrentamos, vai ser algo incrível poder competir novamente”, diz ele. 

No começo da pandemia, os treinos de Daniel tiveram de ser interrompidos por conta da necessidade de isolamento social. Porém, no momento, ele tem conseguido treinar normalmente, seguindo todos os protocolos necessários para evitar o contágio. “O que mais tem afetado agora é a falta de competições, todo atleta precisa ter um ritmo de competição. Mas temos conseguido fazer o que estava programado em nosso treinamento e isso nos tranquiliza”, aponta. 

Ao todo, Dias participou de três edições de Jogos Paralímpicos e conquistou 24 medalhas: 14 de ouro, sete de prata e seis de bronze. Além disso, o atleta acumula 40 medalhas, sendo 31 de ouro em Mundiais de Natação. Em jogos Parapan-americanos, ele está invicto na carreira: foram 33 provas disputadas e 33 medalhas de ouro conquistadas. Além disso, o nadador é o único brasileiro a receber, em três ocasiões, o Trófeu Laureus, considerado o Oscar do esporte.

No Mackenzie, Daniel Dias conversou com membros da diretoria do IPM, e falou sobre a preparação para os Jogos Paralímpicos e sobre o futuro. Estiveram no bate-papo o presidente do IPM, José Inácio Ramos; o diretor de Finanças e Suprimentos, José Paulo Fernandes Júnior; o diretor de Educação, Ciro Ambiré; e o diretor de Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha. 

Futuro

Daniel Dias já tem planos bem preparados para quando se aposentar. O atleta pretende continuar se dedicando ao esporte por meio do Instituto Daniel Dias, que atende crianças carentes em geral. “O Instituto é uma oportunidade de mostrar para as pessoas e principalmente para as crianças que não é uma deficiência ou a falta de oportunidade que te define. Campeões na vida todos nós podemos ser”, explica. 

Para essa nova etapa, será muito importante o conhecimento que o nadador adquiriu durante sua formação em Marketing, pelo Mackenzie, outra oportunidade que surgiu para ele por meio da parceria. Atualmente, ele também cursa pós-graduação em Teologia no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. 

Mesmo distante das piscinas, Daniel Dias pretende continuar trabalhando pelo esporte brasileiro. “A gente jamais abandona o esporte. Ele transformou a vida de muitas pessoas, inclusive a minha, e podemos somar ainda mais agora, mesmo distante da natação”, completa ele.