A foto mostra uma mulher em frente ao notebook, que está em uma mesa. Ela está conversando, como se tivesse dando uma aula.
Eventos

Qualidade do sono é tema em Projeto de Saúde do Professor em Ensino Remoto

Dificuldade para dormir é queixa durante a pandemia  

05.04.202110h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Qualidade do sono é tema em Projeto de Saúde do Professor em Ensino Remoto

Projeto Saúde do Professor em Ensino Remoto, criado em 2020 pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Programa QualiMack, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), deu início a sua segunda etapa, com o tema Qualidade do Sono

Para se ter uma ideia, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico COVID-19 (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, 41,7% dos 2 mil entrevistados têm apresentado distúrbios do sono durante a pandemia da covid-19, seja tendo dificuldade para dormir ou dormir mais do que de costume.

Segundo Susi Fernandes, coordenadora do Qualimack, cientes das exigências impostas pelo momento atual, “tornou-se ainda mais relevante propor discussões e atividades para que possamos refletir sobre os impactos, nem sempre negativos, sobre a saúde e estilo de vida que esse período pandêmico está desencadeando, principalmente na vida dos docentes”, explica. 

Considerando os dados apresentados e as queixas dos docentes, a segunda etapa do projeto escolheu abordar o tema dos distúrbios do sono, com palestras direcionadas ao público interno e externo, com transmissão pelo Zoom e YouTube. Dicas para dormir melhor e a relação do sono com a alimentação são alguns dos temas abordados pelos especialistas. Além dessas atividades, são ofertados aos docentes atividades de Relaxamento com Fisioterapia, todas as terças-feiras, das 16h às 17h, e Atividade Física, com o profissional de Educação Física, de segunda a sexta-feira, no período da manhã. 

Confira a programação completa das palestras, transmitidas no YouTube para toda a comunidade:

14.04 - Higiene do sono: dicas para dormir melhor - Fisioterapia - 14h

28.04 - Qualidade do sono: Que tal dormir melhor? Conheça 6 óleos essenciais para dormir bem - Ciências Biológicas e Farmácia - 14h

05.05 - Sono e alimentação como aliados da qualidade de vida - Nutrição - 14h

13.05 - Comensalidade: o resgate do convívio gastronómico na pandemia - Tecnólogo em Gastronomia - 14h

Assista aqui