Ensino de Português para universitários italianos é tema do Diálogos

Evento do programa de Letras debate os desafios do aprendizado lusófono por estrangeiros

08.09.202016h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ensino de Português para universitários italianos é tema do Diálogos

O Diálogos, produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizará mais uma edição na próxima quinta-feira, 10 de setembro, às 18h30, pelo YouTube. O tema do debate será Encontros e Desencontros do Ensino de Português em Contexto Italófono.

O motivo para escolha do tema é o interesse despertado, em professores e pesquisadores, pelos processos de ensino da língua portuguesa e da literatura brasileira para estrangeiros. Questões como a formação da identidade nacional, que passa pela compreensão histórica da literatura brasileira, requer uma desconstrução do olhar eurocêntrico de alunos universitários italianos, com a apresentação do percurso de mudança de paradigma das diversas linguagens artísticas. Essa desconstrução, com fins didáticos, encontrou terreno fértil no contexto do Português como Língua de Herança, estruturando-se, assim, um percurso didático e de pesquisa em que alunos de português como língua estrangeira ampliaram o próprio percurso de aprendizagem com imersão nesse contexto.

Para discutir o assunto, o encontro contará com a presença da professora da Università degli Studi Gabriele d’Annunzio, Katia Abreu Chulata, pesquisadora de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas da instituição italiana. As professoras do PPGL, Regina Pires de Brito e Maria Helena de Moura Neves, também estarão na live. 

O Diálogos é um evento gratuito, porém, para obter certificado de participação, é necessário se inscrever aqui

Serviço
Diálogos - Encontros e Desencontros do Ensino de Português em Contexto Italófono
Data:
10 de setembro
Horário: 18h30
Link: no YouTube