Eventos

Direito Mackenzie é campeão em competição de Arbitragem e Mediação Empresarial

Competidores serão homenageados durante workshop no dia 18 de novembro 

14.11.201914h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Direito Mackenzie é campeão em competição de Arbitragem e Mediação Empresarial

O Grupo de Estudos em Mediação (GEMMACK) da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) venceu a X Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB), a mais prestigiada do país. Mais de mil pessoas de todo o Brasil, entre profissionais e estudantes, participaram da competição. O encontro tem como objetivo difundir a arbitragem e a mediação, incentivando os jovens estudantes a atuarem profissionalmente na mediação de conflitos.

Durante as rodadas gerais, quartas de final, semifinais, a equipe mackenzista competiu com as equipes da PUC/MG, Universidade de São Paulo, Universidade do Rio Grande do Norte até chegarem à grande final, contra a renomada Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. E a equipe mackenzista conquistou o prêmio de melhor equipe de negociadores.

Os alunos Fernanda Paluan e Nicholas Sierves foram os oradores que venceram como negociadores. Para Sierves, participar da competição foi sua melhor experiência acadêmica. “A partir do momento em que nós oradores começamos a treinar, foi possível perceber os efeitos na nossa vida pessoal e profissional”, conta ele.

Já para Fernanda, a sensação de ouvir o nome do Mackenzie como Universidade vencedora, fez todo o esforço valer a pena. “Espero que esse resultado possa inspirar mais alunos a participarem do GEMMACK e de competições acadêmicas, considerando que isso realmente pode fazer diferença na graduação tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para a criação dessa cultura no Mackenzie.

Protagonismo estudantil

Segundo Lourdes Regina Jorgeti, criadora do GEMMACK, a participação dos alunos em competições acadêmicas de Mediação e Negociação faz parte do Programa de Extensão da FDir, que tem como objetivo “proporcionar aos discentes a ruptura do paradigma de ensino jurídico tradicional à adaptação de métodos participativos, vocacionados ao protagonismo estudantil, bem como incentivar a troca de experiências entre universidades nacionais e internacionais, intensificando o processo de internacionalização da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, explica.

Para Felipe Chiarello, diretor da FDir, a vitória da equipe demonstra não apenas o sucesso e êxito dos estudantes e corpo docente, mas a visão de ensino diferenciada adotada no curso. “Ensinar por meio da simulação ou role play, em ambiente competitivo, tem como propósito inserir o estudante em ambiente prático, em que há um caso real, um cenário de tensão pela cooperação entre equipes que se preparam por meses para, em apenas alguns dias, demonstrar suas potencialidades e, claro, aproveitar um momento lúdico”, completa.

Homenagem durante Workshop

Os vencedores da competição serão homenageados durante o workshop: “O papel da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do novo profissional do Direito”, que acontece dia 18 de novembro no Auditório MackGraphe, campus Higienópolis, às 19h.

No dia do evento, serão realizados dois painéis relacionados à formação do novo profissional do Direito: Meios Adequados de Resolução de Conflitos – MASC’S e Competições acadêmicas nacionais e internacionais serão apresentados para os visitantes. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição.

Serviço
Data:
18 de novembro
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório MackGraphe, campus Higienópolis, Rua da Consolação, 930

Sobre o Grupo GEMMACK

O GEMMACK foi criado em 2016 pela professora Regina com o objetivo de aprofundar o conhecimento nos institutos da mediação e negociação. Desde a sua criação, o grupo contou com a participação de aproximadamente 180 estudantes, de etapas distintas, tendo competido nacional e internacionalmente, obtendo resultados excepcionais. Integram a equipe estudantes envolvidos em atividades acadêmicas sobre mediação e negociação, preparatórias para as competições, ex-alunos no formato de coaches e convidados, invariavelmente advogados e especialistas das mais renomadas bancas profissionais do país e do mundo.

Mesmo com sua breve história, o GEMMACK já tem premiações marcadas em sua trajetória, resultado da participação dos estudantes em competições e fruto de muito trabalho, dedicação, empenho e confiança do time. Seus resultados de destaque foram: 2ª. melhor equipe de mediadores e 3ª. melhor orador na I Competição Brasileira de Mediação Empresarial da CAMARB em 2016; 12º. lugar na 13th ICC International Commercial Mediation Competition (Paris), 3ª. colocação na categoria de negociadores e 4ª colocação na categoria de mediadores e Best Advocacy Special Award na 5ª Consensual Dispute Resolution Competition (Viena).