Nossos Talentos

Alunos de Direito vencem competição de debate argumentativo em Portugal

Equipe disputou torneio realizado em Coimbra e que serviu como preparação da atividade profissional

10.08.202216h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos de Direito vencem competição de debate argumentativo em Portugal

Uma equipe de estudantes da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conquistou uma competição de Debate Argumentativo, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal, em julho. O objetivo do torneio foi preparar os alunos para a prática profissional.

A competição foi realizada por uma iniciativa conjunta do Grupo de Pesquisa sobre Riscos e Desafios Contemporâneos no Combate da Corrupção e do Crime Organizado do Mackenzie, da FDir, e da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra e da Associação de Estudos Europeus de Coimbra. 

“A internacionalização, por meio da competição jurídica, só foi possível pelo espaço construído na Faculdade de Direito de desenvolvimento do conhecimento, habilidades e valores interculturais”, disse a professora mackenzista, Ana Flávia Messa, coordenadora do projeto, juntamente com os professores da Faculdade de Direito de Coimbra, Alexandra Aragão, Dulce Lopes e Manuel Porto.

A equipe mackenzista foi formada pelos alunos: Bianca Bella Louzada Marabiza, Carlos Eduardo Brandão de Castro Basílio, Dedré Gatti Messias e Isabella Nunes do Nascimento. Além da primeira colocação, alguns alunos venceram prêmios individuais, foram eles: Jéssica da Silva Cardoso foi considerada a melhor oradora na categoria Maior clareza e lógica argumentativa; Bianca Marabiza foi premiada como melhor oradora por Vastidão cultural e raciocínio lógico; e Ariel Maria Nogueira Bona Lopes levou o prêmio de Melhor orador competitivo e emotivo.

Além do torneio, a equipe mackenzista que viajou a Portugal teve oportunidade de fazer dois cursos em Coimbra: um sobre Transição Digital e Ecológica no Mundo e na Europa e outro sobre 500 anos da Circum-Navegação. Os estudantes também puderam estudar em Porto sobre Reflexões Jurídicas num pós pandemia; em Lisboa, no curso de Direito internacional e a Guerra; e em Braga, sobre Direito e Desenvolvimento Sustentável.

Durante a preparação para a competição, a equipe mackenzista contou com o suporte e apoio dos professores da FDir: Everton Luiz Zanella, André Boiani e Azevedo, Fabiano Augusto Petean, Luiz Fernando do Vale Guilherme, Mariana Baeta Neves Matsuchita, Helisane Mahke, Eduardo Stevanato, Flávio Leão Bastos, Solange Teles da Silva, Tulio Augusto Tayano Afonso, Zélia Pieordená, Renata Munhoz e Rogério Luis Adolfo Cury.