homens de pé segurando as honrarias da noite
Atualidades

Daniel Dias recebe Medalha de Honra ao Mérito Desportivo 2019

Cerimônia de entrega ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo

09.10.201918h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Daniel Dias recebe Medalha de Honra ao Mérito Desportivo 2019

Na noite de 07 de outubro, o Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, da Câmara Municipal de São Paulo, recebeu a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo 2019. Nesta edição da honraria, o atleta Daniel Dias, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foi o homenageado em reconhecimento por suas contribuições ao engrandecimento do esporte, inclusive incentivando substantivamente sua prática, por meio de metas pessoais e atividade junto à sociedade.

A solenidade foi presidida pelo vereador Adilson Amadeu e teve presenças de José Estevão Cocco, presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo (Abraesporte); Adilson Pereira Ramos, presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI); Frederico Paukoski Wilche, presidente da União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo; e Osmir Baptista, diretor-secretário do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo.

Paulo Dias, pai de Daniel, recebeu a medalha pelo seu filho, que esteve ausente por conta de uma questão de saúde. “Sinto-me feliz e orgulhoso em receber essa homenagem pelo meu filho, que está extremamente empolgado pela honraria. Daniel é um menino diferenciado, hoje estou com 60 anos e estava pensando o quanto aprendo com ele diariamente”, comentou Dias. Ele conta que o filho sempre teve essa energia positiva, espontaneidade e alegria em tudo o que faz, o que considera um grande diferencial.

O pai de Daniel falou ainda da crença do filho na família e de suas apostas na formação completa das crianças, “ele deseja mais do que campeões esportivos, deseja que se tornem bons cidadão, com qualidades e valores”, complementa ele.

Mônica Valentin, gerente de Marketing da Dread Sports, empresa de Daniel especializada em Marketing esportivo e que também atende o Instituto Daniel Dias, também esteve na cerimônia e foi homenageada na sessão que contou com a apresentação da orquestra e do coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

Amadeu parabenizou Daniel Dias, seu pai e toda família. “Acompanho o Daniel e vejo seu espírito de superação, de quebrar suas próprias marcas. Isso é um grande mérito, aliado ao trabalho de seu treinador, Igor Russi”, assinalou o vereador.

De acordo com Ramos, da CBDI, não poderia ter sido feita uma escolha melhor para o recebimento da comenda. “Daniel é hoje o maior e melhor atleta brasileiro. As medalhas e conquistas deixam muito claro tudo isso. É maravilhoso saber, pela confederação, que alguém que represente nosso esporte seja homenageado. Estamos honrados de compartilhar essa homenagem com o Daniel, nosso atleta símbolo”.

A cantora lírica, instrumentista e compositora Giovanna Maira também se apresentou durante o encontro, fazendo uma homenagem ao atleta e recebendo ela mesma o reconhecimento por seu talento. “Como Daniel Dias sempre destaca, ser deficiente é apenas mais uma característica das pessoas, e não algo limitador”, destacou ela que é cega desde o primeiro ano de vida.

Por mensagens, o governador do estado de São Paulo, João Dória, e o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, mandaram congratulações ao atleta, bem como outras autoridades públicas e da sociedade civil organizada.

Sobre o reconhecimento

Criada pela resolução nº 03/2014, de iniciativa do então vereador Aurélio Miguel, a Medalha e seu respectivo diploma são entregues de acordo com a deliberação do Conselho da Medalha de Honra Desportiva, composto pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo; União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo; Sindicato das Entidades de Administração do Desporto do Estado de São Paulo; Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo; Sindicato das Academias do Estado de São Paulo; Academia Brasileira de Marketing Esportivo; Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo e Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo.

Um pouco mais sobre Daniel Dias

Nascido em 1988, na cidade de Campinas (SP), com má formação congênita nos braços e perna direita, Daniel viveu a infância com muitas brincadeiras na cidade de Camanducaia (MG), onde estudou. Descobriu o esporte paralímpico ao assistir pela TV o nadador Clodoaldo Silva nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004. Iniciou as aulas de natação logo na sequência. Em oito aulas, aprendeu os quatro estilos da modalidade e descobriu o dom que Deus lhe havia dado. No ano seguinte, começou a participar de competições nacionais e, em 2006, já disputava seu primeiro mundial, em Durban, na África do Sul.

Foi considerado a revelação da natação na Paralimpíada de Pequim 2008, com grande número de recordes mundiais em Londres, em 2012, e se consagrou o maior medalhista masculino de todos os tempos em Paralimpíadas ao conquistar a medalha de número 24, no Rio 2016. Em Jogos Parapan-Americanos, tem 33 medalhas, sendo todas de ouro, em 33 provas disputadas.

Em mundiais de natação, acumula 40 medalhas, sendo 31 de ouro. O atleta ainda recebeu o Troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, três vezes, sendo o único brasileiro com tamanha honraria. No mundo, apenas mais três esportistas masculinos chegaram a tal patamar de reconhecimento.

Daniel também investiu no futuro, mostrando seu lado empreendedor e cuidadoso com a nova geração de atletas paralímpicos ao criar o Instituto Daniel Dias, em 2014, e a agência de marketing esportivo Drad Sports, especializada em esporte paralímpico, em 2015. Assim, Daniel consegue retribuir e oferecer os serviços que lhe faltaram no começo de sua carreira.

*Foto de capa: da esquerda para direita, Adilson Pereira Ramos, Paulo Dias, Adilson Amadeu e Frederico Wilche. Foto: Fotografia_CCI/CMSP