Atualidades

A Química nas séries e filmes: confira as dicas do que assistir

Professora do curso de Química do Mackenzie indica produções para início das férias

14.11.201916h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A Química nas séries e filmes: confira as dicas do que assistir

Atenção universitários, o semestre está quase chegando ao fim! Falta pouco para o momento tão esperado de retomar as séries e filmes que ficaram pelo caminho ao longo da da jornada de estudos e, em especial, na semana de provas. Para já anteciparmos as delícias do descanso sem perder o ritmo de aprendizado e começar as férias com o pé direito, o #FavoriteiMackenzie desta semana conversou com a professora Márcia Guekezian, do curso de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que indicou para os alunos produções audiovisuais nas quais o universo da Química permeia as tramas.

Confira as dicas e prepare-se para ter muitas “reações”:

Breaking Bad (2008)

“Trata-se de uma série na qual um professor de ensino médio apresenta várias equações de reações em química orgânica, envolvendo síntese de compostos para produção de metanfetamina. Os alunos podem aprender várias reações químicas, adequação e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em laboratório químico, conhecer a toxidez de reagentes químicos e a manipulação correta e, principalmente, a atuação de drogas no organismo”.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000)

“O filme retrata a contaminação de água de uma cidade com crômio (VI), um metal tóxico e cancerígeno, descartado pelo esgoto de uma indústria química próxima à cidade, sem tratamento prévio do efluente químico gerado. Os alunos podem aprender sobre contaminação da água, toxicologia do metal crômio (VI) e efeitos no organismo e a importância de tratamento de efluentes industriais”. 

Este filme também foi indicado para os alunos de Biologia.

Sherlock Holmes (2009/2011)

“São dois filmes, nos quais o detetive utiliza de conhecimentos químicos para encontrar pistas para elucidação dos crimes ocorridos. Os alunos podem aprender diversos conceitos e reações químicas com muitas substâncias e seus efeitos no organismo. Essas substâncias apresentam toxidez, que é importante para a aprendizagem”.