A imagem apresenta uma pessoa prestes a assinar um contrato de emprego.
Universidade

5 dicas para ter sucesso em processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho

Confira as sugestões listadas pela professora Míriam Rodrigues para melhor desempenho na sua vida profissional 

24.06.202214h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

5 dicas para ter sucesso em processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho

Pegar o diploma é a realização e um grande marco na vida acadêmica dos jovens universitários, mas uma grande pergunta que assombra os recém-formados é “e agora?”. Como dar o primeiro passo na vida profissional após a saída da faculdade é uma dúvida muito comum. Pensando nisso, conversamos com a coordenadora de Apoio Acadêmico e Tecnologia Educacional (CEDUC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professora Míriam Rodrigues, que trouxe 5 dicas para se ter sucesso em processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho. Confira abaixo: 

1. Estruture seu currículo

Elabore um currículo sucinto de não mais que duas páginas; insira fotografia apenas quando for solicitado; e foque em suas competências e habilidades, incluindo  elementos relacionados a idiomas, conhecimentos em tecnologia e trabalho voluntário. 

2. Dê atenção para suas redes sociais 

É cada vez mais frequente, e até natural, a busca - por parte das empresas - de informações sobre candidatos nas redes sociais. Desta forma, é fundamental não disponibilizar fotos ou informações que possam desfavorecer seu perfil num processo seletivo. O LinkedIn é uma uma grande ferramenta para investir nesse quesito.

3. Realize testes de habilidades 

Existem vários testes disponibilizados ao público em geral, mas é importante conhecer suas origens e fundamentos para não cair na armadilha da superficialidade ou ainda de conclusões precipitadas ou infundadas. O autoconhecimento é um elemento fundamental e uma autoanálise, e a busca de feedbacks sinceros, contribuem muito neste sentido. 

4. Trabalhe sua rede de relacionamentos 

Nossa rede de relacionamentos é algo que construímos ao longo de nossa vida, mas um ponto importante a ser destacado, segundo a coordenadora, é ter frentes em diferentes instâncias, tanto físicas quanto virtuais. Além disso, é interessante nutri-las, ou seja, é válido lembrar que nossos relacionamentos precisam ser cuidados e cultivados.

Assim, muita atenção a “estar presente” e “se fazer presente”, em eventos, reuniões de diferentes naturezas para que, de maneira natural, os relacionamentos criados e mantidos possam repercutir de maneira positiva na esfera profissional. 

5. Foque nas atitudes abaixo quando for realizar entrevistas

Não vá para a entrevista pensando que será uma conversa informal, então fique atento aos cuidados necessários:

Mesmo que a entrevista seja virtual, é fundamental não descuidar de sua vestimenta. Num primeiro momento, a discrição é o mais indicado; faça uma pesquisa sobre a empresa em questão antes da entrevista, é sempre positivo demonstrar esse interesse; tenha atenção à linguagem utilizada, evitando as gírias, por exemplo; procure atentar-se ao que foi perguntado, respondendo de maneira objetiva, positiva e segura; estabeleça uma atitude empática com o entrevistador: olhar nos olhos, aperto firme de mão (quando houver); seja sincero, bem-humorado e verdadeiro.

Não esqueça que a pontualidade é fundamental!

Bônus: Acesse frequentemente a plataforma Mackenzie Carreiras 

Você sabia que o Mackenzie te ajuda a encontrar vagas de emprego de uma maneira fácil? Basta acessar o Mackenzie Carreiras, plataforma que integra Universidade, alunos e empresas, anunciando vagas e recrutando estudantes de forma on-line, proporcionando aos empregadores maior assertividade na escolha dos candidatos, disponibilizando uma base integrada de dados com diferentes perfis de mackenzistas.

Para você entender um pouco melhor, o coordenador de Soluções do Mackenzie Soluções, Nilton Bassi, explica que a finalidade da plataforma é proporcionar, aos alunos, a possibilidade de explorar melhores oportunidades para seu desenvolvimento profissional; já às empresas o foco é na oferta de profissionais mais qualificados, permitindo a descoberta de novos talentos. Para o Mackenzie, isso colabora para o fortalecimento de sua imagem e reputação junto ao mercado.  

“Existem oportunidades em diversas áreas e setores da indústria. Muitas vezes, um estudante de engenharia pode, por exemplo, interessar-se em uma vaga no setor financeiro ou um estudante de administração pode entrar em um escritório de advocacia”, destaca o coordenador em relação à ampliação de oportunidades para estudantes e recém-formados por meio do Carreiras.

Seguindo essas dicas você está cada vez mais perto do sucesso profissional!