Coleção Conexão Inicial


Chamada para publicação Conexão Inicial

A Editora Mackenzie divulga a 10ª chamada de Anteprojetos para a Coleção Conexão Inicial, composta de livros direcionados para disciplinas das diversas áreas do ensino superior, escritos por professores PPIs, PPPs e PPAs da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O prazo para a inscrição dos Anteprojetos termina em 15 de março de 2021, com a divulgação dos aprovados em 19 de abril de 2021.

 

Consulte aqui os volumes anteriores publicados na Coleção Conexão Inicial.

 

Características das obras da Coleção Conexão Inicial

1. Conteúdo publicado em volume único associado a uma disciplina do ensino superior, com aplicação direta ou indireta em sala de aula.

2. Conteúdo complementar (opcional) à obra principal publicado exclusivamente em formato digital (exemplo: livro de exercícios e livro do professor).

3. Linguagem compatível com o nível do estudante universitário, em textos coesos, em uma sequência didática que os torne adequados ao uso como auxiliares em situações de ensino.

 

Inscrição do Anteprojeto

Para participar, o docente interessado deverá preencher o Formulário de Inscrição, disponível no final desta página, e anexar o Anteprojeto, conforme orientações abaixo, até 15 de março de 2021.

 

Apresentação do Anteprojeto

1. Um capítulo com cerca de 15 laudas ou 30.000 caracteres com espaços. Não serão aceitos originais completos nesta etapa do processo seletivo.

1a. Em caso de apresentação de proposta de Livro de Exercícios e Livro do Professor, o autor deverá submeter uma amostragem dos exercícios e das orientações para os docentes que serão elaborados em caso de aprovação.

2. Sumário, ainda que provisório, que apresente a estrutura do livro

3. Glossário: listagem com dez ou mais termos referenciais do tema.

4. Indicação do apoio bibliográfico a ser utilizado: manuais, obras de referência e obras similares já existentes no mercado.

5. Cronograma de trabalho (previsão do desenvolvimento do original completo em até um ano da data de aprovação na Chamada).

6. Documento assinado pelo Diretor da Unidade Acadêmica indicando a disciplina em que o livro poderá ser adotado como bibliografia.

 

Importante: Os anteprojetos que não contemplarem os requisitos acima não serão considerados no processo de avaliação.

 

Processo de avaliação

O Anteprojeto será avaliado por pareceristas da área com qualificação de doutor (sistema double blind review), designados pela Direção da Coleção em diálogo com a Editora Mackenzie, que farão suas leituras críticas do Anteprojeto, observando sua adequação e fornecendo as recomendações que considerarem necessárias.

 

Aspectos relevantes para a avaliação:

1. Linguagem compatível com o nível do estudante universitário.

2. Texto claro e conciso.

3. Sequência didática coerente e adequada à exposição do conteúdo.

4. Diferencial da obra proposta substanciado por comentários do autor sobre obras similares já existentes no mercado ou sobre a inexistência delas.

5. Potencial de venda da futura obra a ser avaliado a partir das seguintes considerações: conteúdo central de um ou mais cursos da UPM, utilização em uma ou mais unidades acadêmicas e interesse do público leitor acadêmico e/ou leigo. Um ponto adicional quanto à relevância será a adequação da obra proposta a cursos de outras universidades e a aplicação direta na bibliografia de suas disciplinas.

6. Inexistência de obra com conteúdo similar já publicada na Coleção Conexão Inicial.

 

Requisitos e compromissos do autor

1. O Anteprojeto apresentado deverá corresponder a um único volume a ser publicado em formato impresso e digital.

2. O Anteprojeto pode ser apresentado individualmente ou em coautoria de até três autores ao todo.

3. Não serão aceitos Anteprojetos de coletâneas.

4. Cada autor deve ter titulação mínima de mestre. A Chamada não comporta a autoria ou coautoria de discentes.

5. Em caso de coautoria, pelo menos um (1) dos autores deve ser docente da UPM.

6. No formulário de inscrição do Anteprojeto deverão constar os nomes de todos os autores.

7. O autor que submeter Anteprojeto e for aprovado poderá apresentar um novo Anteprojeto somente após dois (2) anos da última submissão.

8. O autor que submeter Anteprojeto e não for aceito poderá participar do edital seguinte.

9. Uma vez aceitas, as propostas não poderão sofrer alterações em sua temática durante a fase de elaboração do livro.

10. Tendo sido aprovado o Anteprojeto, o autor se compromete a:

- cumprir o cronograma estabelecido, que prevê a entrega do original completo em até um (1) ano da data de divulgação da lista de aprovados;

- atender às recomendações dos pareceristas;

- certificar-se da originalidade do conteúdo da futura obra e garantir que seu conteúdo não foi publicado anteriormente em quaisquer outros meios (periódicos, livros, capítulos de livros, sites, blogs etc.).

 

Entrega do original completo para avaliação final

1. Os originais devem apresentar título e conteúdo definitivo, não sendo possível a inclusão de material posteriormente à deliberação do Comitê.

2. O original completo deve ter no mínimo 130.000 caracteres com espaço e no máximo 250.000 caracteres com espaço

3. O original deve apresentar os seguintes itens obrigatórios: texto sobre o autor, sumário, apresentação, referências, bibliografia comentada, glossário e índice.

4. O Livro de Exercícios (opcional) deve ter, no máximo, 80.000 caracteres com espaço.

5. Caso opte por apresentar a proposta do Livro de Exercícios, o autor deverá submeter também o Material de Apoio ao Docente, com as instruções para o docente e o gabarito das questões publicadas no Livro de Exercícios. Esse Material também será publicado em formato exclusivamente digital (e-book), com acesso limitado aos docentes. O Material de Apoio ao Docente deve ter, no máximo, 100.000 caracteres com espaço.

6. Imagens e textos com reserva de direitos autorais precisam ter suas fontes completas mencionadas. A obtenção de autorização e licença para reprodução de imagens e textos no livro é de responsabilidade do autor. A obtenção de arquivos de imagens com qualidade para impressão também é de responsabilidade do autor.

 

Após a conclusão da elaboração da obra, os originais deverão ser encaminhados à Editora Mackenzie da seguinte forma:

Em versão eletrônica (arquivo do Word), no formato A4, fonte Times New Roman ou Arial, em corpo 12, espaçamento 1,5 (consultar as Normas Editoriais).

E-mail para envio: editora@mackenzie.br

 

Casos excepcionais e aspectos não contemplados nesta Chamada para Publicação serão analisados pela Editora Mackenzie e pela Direção da Coleção.