Aluna do Colégio Mackenzie conquista 2° lugar em concurso de Cartografia

Compartilhe nas Redes Sociais
Trabalho da aluna Flávia Reis Aguiar.
Prêmio ocorreu em 2021 e os resultados foram divulgados no final de janeiro 

14.02.2022 Nossos Talentos


A aluna do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Flávia Reis Aguiar, conquistou o 2° lugar no concurso Cartografia para Crianças - Prêmio Profa. Lívia de Oliveira, promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia. A disputa ocorreu em 2021 e os resultados foram divulgados no final de janeiro. O objetivo da premiação é possibilitar a ampliação das fronteiras da cartografia, embasado na premissa básica de estimular as crianças a atuarem como protagonistas, para a formação de uma mentalidade cartográfica nas novas gerações. 

cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras. “As atividades cartográficas mobilizam competências e habilidades que favorecem a compreensão do espaço geográfico, levando os estudantes a analisá-lo de forma crítica, reflexiva, participativa, o que contribui para o fortalecimento da cidadania”, declara o professor de Geografia e orientador de Flávia, William Fugii.

“Quando bem estruturadas, levam ao aperfeiçoamento dos princípios do raciocínio geográfico, que auxiliam na resolução de problemas relacionados não somente à geografia, mas também a outras áreas”, acrescenta o professor sobre a importância de realizar atividades cartográficas na educação básica. 

Já em relação à contribuição de premiações para o desenvolvimento dos alunos, o professor afirma que a participação dos estudantes em concursos e olimpíadas impulsiona atitudes que estimulam o protagonismo, a organização, criatividade e cultura do estudo. 

Nesta edição, o tema escolhido para a premiação foi Mapeando o Futuro e de acordo com Fugii, temática que promoveu inúmeras reflexões importantes durante a realização dos trabalhos. “A conservação ambiental, a economia de água e outros recursos naturais, o respeito às diferenças culturais, a solidariedade, o combate ao bullying, entre outras proposições, estiveram presentes nas produções dos alunos", conta.

Juntos somos mais fortes

Intitulado como “Juntos somos mais fortes”, o trabalho de Flávia destacou a importância da união dos povos e da cultura de paz. A aluna ainda foi muito elogiada pelo orientador. “A Flávia é uma aluna muito dedicada, estudiosa e comprometida. Mesmo acompanhando as aulas de forma remota no período em que propus a atividade e expliquei a respeito do concurso, ela fez questão de participar. Pela câmera, me mostrava a evolução do trabalho e​nenhum dado solicitado foi esquecido”, declara William Fugii.

Além da qualidade na execução e do conteúdo cartográfico, a comissão julgadora também levou em consideração a existência de uma mensagem reconhecível. “Quando amamos o que fazemos, o sucesso dos nossos alunos é o nosso próprio sucesso, a alegria deles é a nossa alegria. O sentimento é de gratidão por contar com o apoio da equipe pedagógica do colégio, que incentiva e valoriza as nossas iniciativas”, finaliza o orientador de Flávia.