Evento do lançamento de dois livros da Editora Mackenzie
Atualidades

Últimas obras de coleção são lançadas pela Editora Mackenzie

Livros completam a Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, que celebra sesquicentenário mackenzista

12.04.202217h51 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Últimas obras de coleção são lançadas pela Editora Mackenzie

A Editora Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu, no dia 12 de abril, o lançamento de dois livros: a 3ª edição da obra O Mackenzie: 1870-1960, de Benedicto Novaes Garcez, e a Trajetória histórica, praças e diálogos: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, de Celso Minozzi e Rafael Manzo. O evento foi transmitido de forma on-line pelo canal no YouTube. Para assistir, basta acessar aqui.

As duas obras são as últimas da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, organizados pelos professores da UPM e que tratam sobre a influência do Mackenzie na capital paulista em diversas áreas do conhecimento. De acordo, com o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, o momento celebrado é de muita emoção, pois alcançaram os objetivos trabalhados ao longo dos últimos anos. “Tudo aquilo que se faz aqui dentro é feito por pessoas que se dedicam e que têm o conhecimento, é uma herança para as próximas gerações”, afirmou.

“Quando falamos de Mackenzie não estamos falando de prédios, algo etéreo, estamos falando homens e mulheres que serviram e que continuam a servir essa Instituição”, destacou o reverendo Cid Caldas.

O presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho, ainda destacou que o Deus é o responsável em chamar as pessoas para produzir a literatura, erigir uma Instituição Universitária, produzir conhecimento e também contribuir com o progresso da sociedade.

O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, ressaltou a qualidade das obras lançadas, que evidenciam a preocupação com a precisão das análises. “Quando nós falamos de história nós falamos do Mackenzie, aqui nós temos um alicerce muito bonito e esse legado que nos faz caminhar”, declarou.

Segundo o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, foi publicada uma rica coleção dos 150 anos de história mackenzista. “Além de registros de uma vasta trajetória, essas publicações demonstram a nossa capacidade crítica e analítica reafirmando a missão de educar o ser humano criado à imagem de Deus para o exercício pleno da cidadania”, finalizou.

Sobre os livros

A obra O Mackenzie: 1870-1960 retrata a história do Mackenzie por meio dos escritos de Garcez, um antigo aluno que se dedicou a compreender e registrar a trajetória do primeiro século da instituição. Ao longo dos 37 capítulos desta 3ª edição, são abordados aspectos importantes da história mackenzista: desde o surgimento da Igreja Presbiteriana de São Paulo e da Escola Americana, que originou a “escolinha” precursora do Mackenzie, passando pelo Colégio Protestante e o Mackenzie College.

O livro Trajetória histórica, praças e diálogos: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo apresenta diversas contribuições da instituição ao desenvolvimento da capital paulista, como celebração ao sesquicentenário da Instituição. A obra relata fatos que permitem que o leitor conheça a fundamental relação estabelecida entre a instituição e a cidade, desde a evolução da pequena província, ainda por volta de 1860, até a transformação na atual metrópole.