Mundo

#TopEspaña10anos: Aluna do Mackenzie viaja para Universidade de Salamanca

Acompanhada por uma professora da Instituição, aluna realiza sonho pessoal e profissional 

01.07.201915h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

#TopEspaña10anos: Aluna do Mackenzie viaja para Universidade de Salamanca

Estudar fora do país, aprender uma nova língua, ter contato com outras culturas é o sonho de muita gente. Mas imagina ter a oportunidade de fazer tudo isso com todas as despesas pagas? É exatamente isso que o Programa Top España, realizado pelo Santander Universidades, proporciona há exatamente dez anos. 

A aluna Fabiana Reis, estudante do 7º semestre de Direito do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Campinas foi uma entre os 100 alunos escolhidos para fazer um curso de espanhol, durante três semanas, na Universidad de Salamanca, na Espanha. Segundo a mackenzista, os professores sempre falaram muito de iniciação científica dentro da sala de aula, um dos pontos cruciais para a seleção dentro do edital. “Durante toda a faculdade trabalhei para ter um bom currículo escolar, então eu acredito que foi uma mistura de felicidade e orgulho de mim mesma”, contou a Fabiana. 

Fabiana, que sempre se preocupou muito com a vida acadêmica, conta que o Mackenzie tem um papel importante nessa história. “O Mackenzie foi tipo mãe/pai, pois além das aulas da língua espanhola ministradas de segunda a sexta-feira, nos 21 dias de viagem terei a oportunidade de escolher uma matéria eletiva na universidade, que no caso, escolhi redação. Estou ansiosa para tudo, principalmente para as aulas e passeios”. 

Susana Barbosa, coordenadora de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Educação Continuada da UPM, viajou junto com Fabiana para o país europeu. Para ela, o ponto principal desse intercâmbio é ter a possibilidade de entender como uma universidade de 800 anos conseguiu se estabelecer como uma referência de extensão no mundo. A coordenadora explicou que Salamanca é uma dessas referências em cursos de extensão e férias, algo que o Mackenzie está absolutamente empenhado em desenvolver. “Além disso, uma das melhores coisas desse programa é porque ele também faz com que o professor volte a ser aluno”, comentou. 

Programas de Intercâmbio 

Cerca de 4.500 bolsistas foram beneficiados no ano de 2018 no programa Santander Universidades do Brasil. No mundo, foram 30.000. Se analisarmos desde o começo da criação do programa, já foram dadas 290 mil bolsas em 21 países. 

Segundo Maria Lage, coordenadora de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), o Santander Universidades oferece à UPM diversos tipos de bolsas para alunos de graduação e pós-graduação, entre elas: bolsas para os programas Top España e Ibero-Americanas, cujo edital está aberto (confira aqui). “Estas bolsas são voltadas para programas de internacionalização, o que facilita a mobilidade de alunos da UPM para o exterior e vice-versa. Esse é o objetivo da UPM, investir em mobilidade acadêmica para alunos e professores”, explicou.

Os alunos participantes do programa retornam ao Brasil e possuem em seu currículo uma experiência profissional que poucos têm. “Isso ajuda na inserção no mercado de trabalho e, por meio da Universia, nós ajudamos os jovens com profissões de sua escolha; não só no banco, mas em outras empresas parceiras”, acrescentou Steven Assis, direitor-executivo do Santander Universidades.  

Ainda segundo Steven, atualmente, no Brasil, existem 300 instituições de ensino superior que fazem parte do programa. “O Santander Universidades, focado especificamente na educação no ensino superior, tem como objetivoinfluenciar a sociedade positivamente. Nós acreditamos que a educação transforma as pessoas”, finalizou. 

Evento Pré-Viagem 

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, horas antes do embarque, o Santander reuniu todos alunos, professores e familiares para um pré-evento de viagem, onde os bolsistas selecionados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa, conhecer seus amigos de intercâmbio e conversar sobre as expectativas do intercâmbio. 

 

*Na foto de capa: Fabiana Reis e Susana Barbosa.