Universidade

Universidade Mackenzie concede título de Doutor Honoris Causa ao reitor da Universidad de Salamanca

Título foi entregue pelo antigo reitor da UPM, Benedito Aguiar

14.12.202315h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Mackenzie concede título de Doutor Honoris Causa ao reitor da Universidad de Salamanca

No dia 29 de novembro, o diretor geral do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) e antigo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, oficializou a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao reitor da Universidad de Salamanca (USAL), Ricardo Rivero Ortega. A entrega foi realizada em representação do atual reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ao campus da USAL na Espanha.   

Para Benedito Aguiar trata-se de uma oportunidade de reafirmar o interesse na cooperação acadêmica estabelecida entre a UPM e a USAL e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de visitar uma das mais antigas universidades europeias e levar os cumprimentos do atual reitor.  

“Os fortes laços acadêmicos e o reconhecimento mútuo do mérito científico das duas universidades, é observado no convênio de cooperação, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que prevê dupla titulação de doutoramento em qualquer área na qual haja programas semelhantes”, ressaltou Benedito.  

O antigo reitor da UPM não pôde realizar a cerimônia de entrega do título no período em que foi formalizado, por conta da pandemia. O atual reitor, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, concedeu a Aguiar a oportunidade de entregar pessoalmente o referido diploma ao reitor da USAL.          

Além da notável relação entre UPM e a USAL, a cooperação entre as instituições foi fortalecida por meio de diversos convênios, como a participação no Programa Santander TOP España desde 2015 e a assinatura de acordos para a mobilidade de estudantes e a cotutela de teses doutorais. Desde 2015, mais de 30 acadêmicos, entre estudantes de graduação, pós-graduação e professores, foram beneficiados pelas relações entre as duas universidades, consolidando laços de cooperação educativa e pesquisa entre Brasil e Espanha.    

O título, que atesta a excepcional trajetória acadêmica de Ricardo Rivero Ortega, destaca suas notáveis contribuições como Professor Titular de Direito Administrativo na renomada Universidad de Salamanca: Catedrático da ANECA (Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación); Professor convidado em instituições de prestígio internacional, incluindo a Universidad de La Plata (Argentina), a Universidade de Paris  Nanterre (França); e o Instituto de Investigação para a Administração Pública de Espira (Alemanha).   

Adicionalmente, o reconhecimento contempla a obtenção do prêmio pelo Conselho Econômico e Social (CES) de Castilla y Leó e o empenho do homenageado na intensificação das relações acadêmico-culturais entre Brasil e Espanha na USAL, por meio da manutenção do Centro de Estudios Brasileños – Fundación Cultural Hispano Brasileña.