Universidade

Retorno às aulas presenciais no Mackenzie

Modelo presencial é opcional; aulas continuarão sendo transmitidas virtualmente 

17.10.202107h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Retorno às aulas presenciais no Mackenzie

Em março de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) suspendeu as aulas presenciais em razão da pandemia da covid-19. Nesse período de distanciamento, o Mackenzie se preparou para receber todos os alunos e professores de forma segura. Agora, devido à flexibilização das medidas sanitárias por parte do Governo do Estado de São Paulo, diminuição de casos e do avanço da tão esperada vacinação contra o coronavírus, retomaremos nossas atividades acadêmicas presenciais, nos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis, a partir do dia 19 de outubro. 

Para você aproveitar e matar as saudades do ambiente universitário, separamos uma lista com tudo que você precisa saber sobre o retorno às aulas presenciais. Confira! 

1. O retorno seguirá as recomendações dos órgãos de saúde

Mesmo com a diminuição de casos, precisamos continuar tomando cuidados, por isso, a ida dos alunos aos campi obedecerá a todas as recomendações dos órgãos de saúde, como lotação reduzida nas salas de aula, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, aferição de temperatura, distanciamento mínimo entre pessoas, entre outros.

2. Só quem está vacinado pode ir à aula presencial

Nós queremos minimizar a possibilidade de contágio do coronavírus, por isso, somente os alunos com ciclo de vacinação completo devem frequentar nossa Universidade para as aulas presenciais. Por isso, não deixe de se vacinar e fique de olho na data em que pode tomar sua segunda dose! 

3. Os alunos serão divididos em dois grupos

Todos os alunos serão divididos de acordo com o último algarismo do seu TIA (identidade mackenzista): grupo par e grupo ímpar.

O último algarismo do seu TIA é ímpar? 

Você pode assistir às aulas presencialmente nas semanas ímpares 1, 3, 5, etc., de acordo com a tabela 1, em que as semanas estão destacadas em cinza. Confira a tabela neste documento.

O último algarismo do seu TIA é par? 

Você pode frequentar o campus apenas nas semanas pares 2, 4, etc., também de acordo com a Tabela 1, com as semanas destacadas em branco. Veja no documento

4. O presencial é opcional!

É isso mesmo! A ideia da nossa Universidade foi desenvolver uma estratégia que atendesse a todos os nossos alunos. Alguns desejam muito estar de volta ao campus, enquanto outros não se sentem seguros para voltar ao presencial. Por isso, enquanto vivemos em um cenário pandêmico e não atingimos a vacinação completa da população, vamos manter um modelo híbrido. Você não será prejudicado caso prefira ficar em casa!

5. As avaliações serão remotas!

Elas podem ser intermediárias, finais ou mesmo substitutivas, não importa! Neste período, todas as avaliações serão feitas no formato remoto. Como não seria possível trazer todos os alunos aos campi, esse é o melhor modo de prosseguirmos.

6. Todas as aulas serão transmitidas em tempo real!

As aulas ainda vão ser transmitidas virtualmente e todas as atividades acontecerão em tempo real. Ou seja: se você não está na sua semana de aula presencial, você deve  assistir sua aula em casa, ao mesmo tempo que seus amigos que estarão na sala de aula. Isso também vale para quem não se sentir confortável em ir até o campus e preferir acompanhar todas as aulas de forma on-line.

O interessante dessa nova etapa é que cada aluno poderá escolher como participará da aula, respeitando o momento de cada um nesse período de transição. O estudante poderá  inclusive, alternar, indo alguns dias às aulas presenciais e, em outros, acompanhando-as virtualmente. Só é necessário respeitar a tabela dos grupos pares e ímpares, tudo bem?

Todas as informações sobre a volta às aulas presenciais estão disponíveis neste documento. Não esqueça a vacina, a máscara e o álcool gel. Sejam bem-vindos, mackenzistas!