Instituto

Mackenzie oficializa Yammer como novo canal de comunicação com colaboradores

Rede social corporativa da Microsoft é acessível a toda Instituição

16.02.202212h13 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie oficializa Yammer como novo canal de comunicação com colaboradores

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) acaba de oficializar o Yammer, rede social corporativa da Microsoft, como a mais nova ferramenta de comunicação e interação entre os colaboradores e a instituição. As autoridades mackenzistas apresentaram a novidade na tarde de quarta-feira, 09 de fevereiro, de forma on-line, com transmissão pela TV Mackenzie.

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, falou sobre a principal intenção da nova ferramenta: bem comunicar. “Se há algo que é fundamental na comunicação é a palavra. Esta é a matéria-prima pela qual toda comunicação é constituída e usa desta matéria-prima para veicular ideias, propostas que transformam, porque toda comunicação provoca uma ação - favorável, desfavorável; de adesão ou de rejeição”, diz. 

Desde antes de tomar posse, em junho de 2021, o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, já enxergava a relevância da comunicação. “É uma das nossas prioridades”, garante. “Esse canal nos permite ter a oportunidade de chegar a muitos colaboradores rapidamente. É um desafio grande, mas um desafio que alegra nossos corações, porque espero que o Yammer cultive virtudes da nossa cultura”, completa. Para o presidente, a rede será útil para estarmos juntos, olhando para os mesmos objetivos, compartilhando situações, sempre com agilidade nas conversas.

Ainda durante o lançamento, Milton Flávio perguntou ao chanceler quem criou o primeiro outdoor do mundo e o reverendo respondeu que foi Deus. Milton Flávio concordou e acrescentou, "foi usado por Habacuque. Em 2.2 ele fala: 'O senhor me respondeu e disse: escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo’”, cita, fazendo alusão à evolução da comunicação até o uso de uma ferramenta tecnológica como o Yammer. “O importante é que mesmo aquele que ‘passe correndo’, até de uma maneira inadvertida, possa ter o interesse e contato com aquilo que estamos realizando juntos”, defende.

A utilização do Yammer como uma das ferramentas de comunicação interna do Mackenzie é uma iniciativa da Diretoria de Estratégia e Negócios (DIREN) do IPM, sob o comando do diretor André Ricardo de Almeida Ribeiro, aprovada pela Diretoria Executiva (DIREX) e estruturada pela Gerência de Marketing (GEMKT). A ferramenta foi implantada com total apoio da Gerência de Tecnologia e Informação (GERTI). O diretor Ribeiro incentivou, apoiou e viabilizou todo o processo e, durante a apresentação, foi representado pelo gerente da GEMKT, Daniel Grandolfo.

O Mackenzie cumpre um cronograma de ações baseadas em um preciso diagnóstico de Comunicação Interna, após levantamento, com pesquisas e análises, para entender quais eram os pontos de atenção - levando em consideração novos colaboradores, estruturas e unidades. Várias iniciativas já estão em prática, com o objetivo de ganhar agilidade, qualidade e assertividade na comunicação do dia a dia. Entre elas estão:

  • Uso da Plataforma Teams
  • A versão digital da Revista Mackenzie
  • A criação de editorias para os comunicados e padronização de identidade e linguagem, que abrange hoje a Superintendência de Gestão de Pessoas e Suprimentos (SUPES) e irá se expandir para outras áreas 
  • Comunicados da Diretoria Executiva (DIREX) com novo layout e identidade diferenciada
  • Ações com a alta gestão da instituição para aproximar a comunicação de todos os colaboradores
  • Lançamento do Mackenzie Academia Corporativa (MAC) pela SUPES
  • Novo projeto de sinalização bilíngue no campus Higienópolis 

A ferramenta Yammer foi analisada entre diversas outras opções e foi escolhida pelo seu amplo uso em grandes corporações e também pela facilidade de já estar integrada em nosso Pacote Office 365, e ser facilmente acessada por todos os colaboradores do Mackenzie, com acesso imediato por meio do e-mail com o DRT e senha do Outlook.

“É uma rede social que propicia a troca de informações, documentos, pesquisas e análises. De uma forma bem didática, ela tem alguns aspectos do Facebook e alguns do Orkut. Podemos montar comunidades, departamentalizar grupos, onde só pessoas autorizadas podem falar; e na comunidade ‘Todo o Mackenzie’ a gente vai ter sempre uma timeline de notícias e atualizações que todos vão ver em tempo real”, diz Grandolfo.

A plataforma deve ser vista de forma estratégica, servindo de maneira útil para iniciativas de diferentes setores dentro da nossa Instituição. "Todas as áreas e departamentos podem fazer parte e se comunicar utilizando o Yammer. Em caso de dúvidas, disponibilizamos uma Cartilha de Boas Práticas na rede e vídeo com tutorial de primeiros passos. No entanto, O Yammer é intuitivo e de fácil uso. Está integrado ao Outlook”, explica o gerente da GEMKT. 

O objetivo da implementação da rede social interna aos colaboradores do Mackenzie é facilitar a comunicação, com menos ruídos e mais assertividade. Para Grandolfo, é preciso criar essa cultura para enxergarmos as possibilidades existentes dentro da plataforma e migrar algumas atividades para lá, onde tudo fica registrado.

“Uma coisa que nosso presidente Milton defende muito e eu concordo é: celebrar as conquistas, trazer projetos interessantes que estão acontecendo no Mackenzie e que muitas vezes outras equipes e unidades não conseguem ter acesso. Juntos podemos celebrar as conquistas e superar os desafios. A partir de agora, abre-se um novo universo de possibilidades”, finalizou o gerente de Marketing do IPM, que aproveitou para agradecer aos profissionais da GERTI (que apoiou todo o processo de implementação), bem como a todos os presentes no evento.

Serviço
Para acessar o Yammer:
 clique aqui e faça o login com seu e-mail (com DRT) e senha do Outlook
Cartilha: clique aqui
Vídeo primeiros passos: clique aqui